A Divisão de Controle de Zoonoses de Suzano apresentou, nesta segunda-feira (06/04), um balanço das ações de combate à dengue durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. O encontro reuniu autoridades do Executivo e do Legislativo para discutir as estratégias adotadas no enfrentamento às doenças transmitidas por vetores.
Durante a audiência, o secretário municipal de Saúde, William Harada, e a diretora da divisão, Priscila Arap, detalharam o trabalho desenvolvido nos bairros, com destaque para as 1.885 verificações de Avaliação de Densidade Larvária realizadas no terceiro quadrimestre de 2025, indicador fundamental para o monitoramento da proliferação do mosquito transmissor da dengue.
A atividade foi conduzida pelo vereador Marcel Pereira da Silva (Marcel da ONG) e contou com a presença do presidente da Câmara, Artur Takayama, além do parlamentar Dirceu Carlos da Silva (Filho do Carlão da Limpeza). O encontro possibilitou o diálogo direto entre os representantes do poder público sobre as ações de vigilância sanitária no município.
De acordo com os dados apresentados, entre setembro e dezembro do último ano, foram realizadas 987 visitas a imóveis com foco na prevenção da dengue, além de 49 inspeções relacionadas a animais peçonhentos e 69 atendimentos em locais com presença de animais sinantrópicos, como ratos, baratas, escorpiões, pombos e mosquitos, que podem representar riscos à saúde pública.
As equipes também atuaram na apuração de denúncias feitas pela população, verificando situações envolvendo 12 gatos e 11 cães que poderiam estar associados à transmissão de doenças. Como parte das medidas preventivas, foram aplicadas 136 vacinas em animais durante o período analisado, reforçando o controle sanitário no município.
Segundo a diretora da Divisão de Zoonoses, Priscila Arap, o trabalho é contínuo e envolve tanto ações programadas quanto atendimentos emergenciais. “Estamos diariamente nas ruas, realizando visitas e atendendo às denúncias para identificar e eliminar possíveis focos de doenças. Nosso objetivo é garantir a proteção da população por meio de ações preventivas e de monitoramento constante”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, William Harada, destacou a importância da integração entre os poderes públicos para o fortalecimento das ações. “Nossa equipe atua com dedicação para manter o município sob vigilância e atender as regiões que demandam maior atenção. A parceria com o Legislativo é fundamental para ampliar o alcance dessas iniciativas e garantir mais segurança à população”, declarou.
A audiência reforçou a importância do trabalho preventivo no combate à dengue e outras doenças, além de evidenciar o papel da participação da população, que pode contribuir por meio de denúncias e da adoção de medidas simples no dia a dia, como a eliminação de recipientes que possam acumular água.
EDP EDP inicia retirada de fiação irregular em mais de 50 ruas de Suzano
Copa do Mundo Serviços essenciais de Suzano serão mantidos durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
Casarão Casarão das Artes recebe 4º Encontro de Violão do Profart neste sábado em Suzano
Casa de Cultura População de Palmeiras ganha nova Casa de Cultura e amplia acesso à arte e à educação
Meio Ambiente No Mês do Meio Ambiente, Suzano ultrapassa marca de 500 árvores plantadas em 2026
32º Batalhão Prefeito participa de solenidade de Valorização Militar do 32º Batalhão