As Unidades de Saúde da Família (USFs) de Suzano mobilizaram cerca de 300 moradores durante as ações realizadas ao longo do mês de março. As atividades tiveram como foco a prevenção da obesidade e o combate à tuberculose, com orientações, palestras e atendimentos em diferentes regiões do município.
Somente nas ações voltadas à obesidade, 229 pessoas participaram das iniciativas promovidas pelas equipes das unidades de saúde.
Entre as unidades com maior número de atendimentos, a USF Vereador Marsal Lopes Rosa, na Vila Amorim, registrou 41 participações. Na sequência aparecem a USF Vereador Gregório Bonifácio da Silva, na Vila Fátima, com 39, e a USF Dr. Eduardo Nakamura, na Cidade Miguel Badra, com 33 atendimentos.
Também se destacaram a USF Antônio Marques de Carvalho, no Jardim Maitê, com 29 atendimentos; a USF Recanto São José, com 23; as unidades do Jardim Revista (Maria Inês Pinto dos Santos) e do Jardim Ikeda (Maria José Lima Souza), com 17 participações cada; além das USFs do Jardim São José (Manuel Evangelista Oliveira) e do Jardim Brasil (Marcelino Maria Rodrigues), ambas com 15 registros.
As ações de intensificação no combate à tuberculose reuniram 40 participantes, com orientações sobre sintomas, formas de transmissão, diagnóstico e a importância do tratamento adequado.
As atividades ocorreram entre os dias 9 e 19 de março, com programação especial em unidades localizadas nos bairros Jardim Suzanópolis, Jardim Maitê, Jardim Revista e Jardim Europa.
A iniciativa contou com equipes multidisciplinares, agentes comunitários de saúde e estudantes, promovendo atendimento direto à população e ampliando o acesso à informação.
A coordenadora das Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Juliana Almeida, destacou o impacto das ações na aproximação entre os serviços de saúde e a comunidade.
“As atividades foram fundamentais para ampliar o acesso à informação, incentivar hábitos saudáveis e fortalecer o diagnóstico precoce, aproximando ainda mais as equipes de saúde da comunidade.”
O secretário municipal de Saúde, William Harada, também ressaltou a importância das ações preventivas para a qualidade de vida da população.
“Essas atividades fortalecem o cuidado na Atenção Primária e aproximam os serviços de saúde da população. Nosso objetivo é ampliar o acesso à informação e incentivar hábitos saudáveis.”
O prefeito Pedro Ishi reforça que iniciativas de prevenção são essenciais para garantir mais saúde e bem-estar aos moradores.
EDP EDP inicia retirada de fiação irregular em mais de 50 ruas de Suzano
Copa do Mundo Serviços essenciais de Suzano serão mantidos durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
Casarão Casarão das Artes recebe 4º Encontro de Violão do Profart neste sábado em Suzano
Casa de Cultura População de Palmeiras ganha nova Casa de Cultura e amplia acesso à arte e à educação
Meio Ambiente No Mês do Meio Ambiente, Suzano ultrapassa marca de 500 árvores plantadas em 2026
32º Batalhão Prefeito participa de solenidade de Valorização Militar do 32º Batalhão