A Semana do Primeiro Emprego de Mogi das Cruzes foi encerrada com resultados expressivos na mobilização de jovens em busca de oportunidades no mercado de trabalho. Realizada entre os dias 23 e 27 de março, a iniciativa reuniu estudantes e candidatos em uma programação itinerante que integrou qualificação profissional e intermediação de vagas em diferentes regiões da cidade.
Promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o evento contou com a parceria da Câmara Municipal e da Agência de Fomento Empresarial (AGFE), com o objetivo de criar caminhos concretos para a inserção dos jovens no mercado de trabalho.
Ao longo dos cinco dias de programação, 304 pessoas participaram dos mutirões de emprego organizados durante a semana. Como resultado direto, 173 candidatos foram aprovados para as próximas etapas de processos seletivos, demonstrando a efetividade da ação na conexão entre candidatos e empresas.
Além das oportunidades de emprego, a iniciativa também teve forte foco na capacitação profissional. Cerca de 250 estudantes foram impactados por palestras técnicas e atividades formativas, realizadas em instituições como o Centro Universitário Braz Cubas e a Etec Presidente Vargas.
As palestras abordaram temas relevantes para o ingresso no mercado de trabalho, como elaboração de currículo, comportamento em entrevistas, postura profissional, competências exigidas pelas empresas e tendências do mercado. A proposta foi preparar os jovens não apenas para conquistar uma vaga, mas também para se manterem competitivos e em constante desenvolvimento profissional.
O modelo itinerante adotado pela Semana do Primeiro Emprego permitiu ampliar o alcance das ações, levando oportunidades e informação a diferentes regiões do município. A descentralização das atividades facilitou o acesso dos participantes e fortaleceu o vínculo entre o poder público, o setor educacional e o setor produtivo.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sadao Sakai, o balanço positivo da iniciativa reforça a importância de políticas públicas voltadas à empregabilidade da juventude. “O saldo de 173 jovens encaminhados demonstra que Mogi das Cruzes possui um grande potencial. Nossa juventude está preparada e precisa de iniciativas que façam a ponte com o mercado de trabalho. Seguiremos investindo em ações que integrem educação e emprego”, afirmou.
A ação também evidencia o papel estratégico da qualificação profissional como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento econômico. Ao oferecer capacitação aliada à oportunidade de inserção no mercado, a Semana do Primeiro Emprego contribui para reduzir barreiras enfrentadas por jovens em início de carreira.
Com os resultados obtidos nesta edição, a expectativa da administração municipal é ampliar iniciativas semelhantes, fortalecendo políticas públicas que incentivem a geração de emprego, o desenvolvimento de competências e a inclusão produtiva dos jovens mogianos.
Passeio Ciclístico Passeio ciclístico “Pedal Eco Parque a Parque” é adiado devido à previsão de chuva em Mogi
Evento Feira Noturna Minor Harada entra no clima de São João com concurso de traje caipira e atrações culturais
AGESTAB Prefeita Mara Bertaiolli fortalece diálogo com empresários do Distrito Industrial do Taboão
Repartições Repartições municipais de Mogi atenderão até meio-dia na segunda-feira por causa do jogo do Brasil
Estiagem Mogi das Cruzes inicia elaboração de plano para enfrentar período de estiagem
Museu Prefeita Mara Bertaiolli visita Carreta do Museu Catavento em Mogi das Cruzes