O Complexo Poliesportivo Paulo Portela, conhecido como Portelão, na região central de Suzano, reuniu cerca de 120 alunas das tradicionais aulas de Pilates promovidas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para uma atividade especial realizada na tarde desta quinta-feira (12/03). O encontro fez parte da programação do Mês da Mulher Suzanense, que conta com diversas ações voltadas à valorização e ao bem-estar do público feminino.
A aula especial proporcionou um momento de integração entre as participantes, incentivando a prática de atividades físicas e reforçando a importância dos cuidados com a saúde. Além da prática esportiva, o encontro também foi utilizado como espaço para compartilhar informações sobre programas e serviços destinados às mulheres no município.
Uma ação semelhante já havia sido realizada em outubro do ano passado, durante a campanha de conscientização sobre o câncer de mama. Assim como naquela ocasião, o evento contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama Déborah Raffoul Ishi, do secretário municipal de Esportes e Lazer Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho, e do vereador Josias Ferreira Silva, o Josias Mineiro.
Durante o encontro, também foram apresentadas às participantes algumas das medidas adotadas pela administração municipal para ampliar o acolhimento e a proteção às mulheres. Entre elas está a ampliação do funcionamento da Patrulha Maria da Penha, que passará a atuar 24 horas por dia, conforme anunciado recentemente pelo prefeito Pedro Ishi.
Outro destaque foi a divulgação de ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde durante o mês de março. A pasta reservou datas específicas para o atendimento do público feminino, oferecendo serviços como coleta do exame de Papanicolau.
Os atendimentos começaram no último sábado (07/03) e serão realizados novamente neste sábado (14/03), das 8 às 16 horas, na Clínica da Família Dr. André Cano Garcia, localizada na avenida Jaguari, 37, na Cidade Boa Vista. Outra data reservada será na sexta-feira (20/03), no mesmo horário, na Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos, na rua Kazuo Kajiwara, 91, no Parque Santa Rosa.
A programação do Mês da Mulher em Suzano também contou com outras atividades realizadas ao longo da semana. No último domingo (08/03), quando foi celebrado o Dia Internacional da Mulher, ocorreu uma edição especial do “Rock no Parque”, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura.
Outra iniciativa foi a “Roda de Afeto”, promovida pela Secretaria Municipal de Administração no Cineteatro Wilma Bentivegna, reunindo servidoras municipais em uma conversa sobre maternidade, acolhimento e experiências de vida.
De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho, as atividades voltadas ao público feminino têm mobilizado diversas secretarias municipais.
“A aula especial de Pilates é uma das atividades que integraram essa programação especial. Aproveitamos esse momento para dialogar sobre a atenção que a prefeitura tem dado para garantir a melhoria da qualidade de vida das mulheres”, destacou.
A primeira-dama Déborah Raffoul Ishi também ressaltou a importância de promover momentos de aproximação com as moradoras da cidade, especialmente quando é possível unir saúde, informação e convivência.
“Conseguimos unir informação e atividade física nesta aula especial de Pilates. Agradecemos a parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que tem contribuído com todas as ações do Fundo Social. Esta é mais uma iniciativa que nos permite a aproximação com as alunas e o diálogo sobre assuntos importantes que dizem respeito às mulheres”, afirmou.
EDP EDP inicia retirada de fiação irregular em mais de 50 ruas de Suzano
Copa do Mundo Serviços essenciais de Suzano serão mantidos durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
Casarão Casarão das Artes recebe 4º Encontro de Violão do Profart neste sábado em Suzano
Casa de Cultura População de Palmeiras ganha nova Casa de Cultura e amplia acesso à arte e à educação
Meio Ambiente No Mês do Meio Ambiente, Suzano ultrapassa marca de 500 árvores plantadas em 2026
32º Batalhão Prefeito participa de solenidade de Valorização Militar do 32º Batalhão