A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu neste mês de fevereiro uma importante capacitação em saúde mental. A formação foi realizada por meio do curso “Nós na Rede”, oferecido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Participaram da iniciativa profissionais da rede municipal de saúde, incluindo a equipe do CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial), fortalecendo a qualificação técnica e a atuação integrada no atendimento à população.
Ao todo, foram 120 horas de capacitação, com atividades online e presenciais desenvolvidas ao longo de seis meses. O principal objetivo do curso é promover práticas em saúde mental na perspectiva do cuidado em liberdade, valorizando o atendimento humanizado e territorializado.
O conteúdo também abordou os desafios contemporâneos na área da saúde mental, incentivando reflexões sobre o fortalecimento do trabalho em equipe e da atuação em rede, considerando as especificidades de cada território.
A formação está alinhada aos princípios da administração municipal, com base no compromisso com o direito à saúde, a justiça social, o bem-estar da população e a educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).
A capacitação integra um conjunto de ações voltadas ao aprimoramento contínuo dos profissionais da rede pública, como a formação promovida pelo programa “Capacita+”, do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), direcionada às equipes de enfermagem do município.
Com iniciativas como essa, Guararema reforça o compromisso com a qualificação técnica dos servidores e com a ampliação da qualidade dos serviços prestados à população.
Bora Ser Feliz Guararema promove vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos no Nogueira
Gastronomia Guararema celebra gastronomia sustentável com alunos
Evento Guararema arrecada mais de 1,5 mil itens no 1º Treinão Solidário da PM
Capacitações Guararema abre inscrições para cursos gratuitos em indústria, construção civil e gastronomia
Junho Verde Guararema amplia programação do Junho Verde com ações sobre clima, arborização e jardins medicinais
Tapa-Buraco Prefeitura de Guararema realiza operação tapa-buraco na Estrada Municipal Jorge Miski