A Prefeitura de Mogi das Cruzes dará mais um passo na modernização administrativa ao implantar, a partir de 3 de março, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como plataforma oficial para gestão e tramitação de processos administrativos de forma totalmente digital. A medida elimina o uso de papel e promete mais agilidade, redução da burocracia, segurança de dados e economia aos cofres públicos.
Para os cidadãos, a principal mudança será a possibilidade de realizar solicitações e acompanhar o andamento dos processos de forma remota, utilizando celular, computador ou tablet, com acesso pela plataforma Gov.br, portal de serviços do Governo Federal.
Embora o município já utilize um sistema digital para tramitação de processos, o SEI amplia as funcionalidades e melhora a gestão documental. A migração está sendo realizada de forma planejada para garantir continuidade nos serviços e minimizar impactos aos servidores e à população.
Nesta quinta-feira (19/02), foi realizada uma apresentação oficial da nova plataforma no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), com turmas nos períodos da manhã e da tarde. A atividade foi conduzida por Claude Mary de Moura, coordenador do processo de implementação do SEI na administração municipal.
“Estamos trabalhando neste processo há um ano. A prefeita Mara Bertaiolli optou pela mudança para o SEI devido às vantagens desta plataforma, como economia, acesso fácil, segurança e transparência. O SEI é menos complexo e mais abrangente que o sistema que utilizamos atualmente e nos permitirá eliminar o uso de papel na administração”
Segundo Claude, foi estruturada uma estratégia para garantir suporte técnico adequado durante a transição e assegurar que os servidores compreendam as novas funcionalidades e procedimentos.
Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI já é utilizado por diversos órgãos públicos no Brasil e integra, em São Paulo, o projeto São Paulo Sem Papel. Em Mogi das Cruzes, o sistema permitirá integração com outras plataformas governamentais, como o Gov.br, facilitando a tramitação de demandas.
Durante o primeiro mês de funcionamento, haverá apoio presencial da Prodesp, empresa de tecnologia do Governo do Estado de São Paulo, para auxiliar os servidores na adaptação ao novo sistema.
A prefeita Mara Bertaiolli ressaltou que a mudança representa mais do que um avanço tecnológico.
“A adoção do SEI, com uma maior digitalização dos processos administrativos, não é apenas um avanço tecnológico. É uma opção pela gestão eficiente, que diminui custos operacionais, reduz desperdícios, melhora a transparência e busca mais agilidade no atendimento ao cidadão”
Tanto para a tramitação interna quanto para o atendimento ao público — seja pelo portal da Prefeitura ou nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) — será necessário cadastro na plataforma Gov.br nos níveis prata ou ouro.
Servidores treinados estarão disponíveis nos postos presenciais (PAC Centro Cívico, PAC Braz Cubas, CIC Jundiapeba e Mogifácil Biritiba Ussu) para orientar os cidadãos sobre o download do aplicativo, realização do cadastro e eventual elevação de nível, caso necessário.
“O cidadão será orientado a usar a plataforma, tanto no computador quanto no celular, por aplicativo, pois não usaremos mais papel. Para isso, estaremos preparados, com servidores capacitados e equipamentos”
A implantação do SEI é coordenada pela Secretaria de Gestão e Contratações Públicas, Secretaria de Governo e Transparência e pela Coordenadoria de Comunicação, consolidando a transformação digital da administração municipal.
Passeio Ciclístico Passeio ciclístico “Pedal Eco Parque a Parque” é adiado devido à previsão de chuva em Mogi
Evento Feira Noturna Minor Harada entra no clima de São João com concurso de traje caipira e atrações culturais
AGESTAB Prefeita Mara Bertaiolli fortalece diálogo com empresários do Distrito Industrial do Taboão
Repartições Repartições municipais de Mogi atenderão até meio-dia na segunda-feira por causa do jogo do Brasil
Estiagem Mogi das Cruzes inicia elaboração de plano para enfrentar período de estiagem
Museu Prefeita Mara Bertaiolli visita Carreta do Museu Catavento em Mogi das Cruzes