O Laboratório do Futuro da Unesp , iniciativa ligada à Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTInf), abriu inscrições para o curso de extensão universitária “Pré-Cálculo apoiado por Inteligência Artificial”, aberto a todos os interessados na temática, em especial alunos do terceiro ano do ensino médio, estudantes de cursinhos pré-universitários e ingressantes de cursos de graduação.
O curso de Pré-Cálculo tem 30 horas de atividades, é online, gratuito e oferecido no formato MOOC (Massive Open Online Course), com possibilidade de até mil pessoas inscritas. O estudante interessado terá suporte, via videoconferências em horários previamente estabelecidos, de tutores especializados na matéria e um prazo de dois meses para concluir o curso, até 15 de abril.
As inscrições para o curso de Pré-Cálculo podem ser feitas até o dia 22 de fevereiro, com o acesso ao ambiente de aprendizagem liberado conforme disponibilidade de vaga –os primeiros mil inscritos têm a vaga garantida. O material de apoio já está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unesp, com apoio de ferramentas de inteligência artificial.
“O suporte dos tutores será fundamental e, além disso, preparamos com bastante cuidado ferramentas de inteligência artificial para servirem de apoio, em uma abordagem gamificada para que o aluno encarasse o curso como se fosse uma missão a ser cumprida. Esperamos que os estudantes pratiquem, cometam erros durante a prática, naturalmente, e os utilizem para o aprendizado”, afirma Denis Salvadeo, responsável pelo Laboratório do Futuro da Unesp e professor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE).
Embora o público preferencial do curso seja composto por estudantes que escolheram carreiras com a exigência de disciplinas de cálculo no ensino superior, as atividades estão abertas a todos que se interessam pela temática.
“Nossa ideia é rever alguns conteúdos da matemática do ensino básico, parte de aritmética, parte de funções, sistemas de equações, enfim, conteúdos fundamentais para as disciplinas de cálculo. O ritmo da universidade é diferente e chegar mais preparado faz diferença e aumenta a confiança para avançar nos conteúdos de cálculo do ensino superior”, diz Denis Salvadeo.
O docente explica que a premissa para a inserção no curso de estratégias apoiadas em ferramentas de inteligência artificial é o uso ético e responsável deste tipo de recurso de aprendizagem.
“O foco não é a inteligência artificial dar a resposta, mas conduzir o aluno no processo de estudo, ajudando a identificar lacunas e a compreender certos conceitos. O foco está na evolução do estudante. Para isso, ele tem que agir com compromisso na execução das atividades e aproveitar as possibilidades das ferramentas para evoluir na aprendizagem. Os tutores também estarão presentes para ajudá-lo”, afirma o professor da Unesp.
A inscrição no curso de extensão universitária “Pré-Cálculo apoiado por Inteligência Artificial” pode ser feita no link a seguir: http://taaqui.unesp.br/inscricaoprecalculo .
São Paulo Serra do Guaraú, em Peruíbe, é liberada após vistoria da Defesa Civil e Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP
São Paulo Defesa Civil do Estado realiza vistoria em áreas afetadas pela chuva em Santa Isabel
São Paulo Conjunto Residencial da USP: plantão de dúvidas sobre permanência estudantil vai até dia 27
São Paulo Surf Para Todos encerra temporada com mais de 10 mil atendimentos
São Paulo Autenticidade e excelência: selo de qualidade impulsiona a cachaça paulista
São Paulo Operação da Polícia Civil apreende quase 90 celulares furtados em hotel no centro de SP Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 29°
Chuva