Democratizar a prática do surf. Foi com esse mote que o Surf Para Todos, programa realizado pela Secretaria de Esportes do Estado de SP em parceria com a Associação Brasileira da Indústria e dos Esportes com Pranchas (Abiep), encerrou suas atividades no último domingo (15), na praia do Guaecá, em São Sebastião.
Em 11 meses, o programa fincou a prancha em cinco praias do litoral paulista, oferecendo aulas teóricas e práticas da modalidade de forma gratuita, para interessados com idade a partir dos 6 anos. Neste período, 10.392 pessoas foram atendidas e beneficiadas diretamente pela iniciativa.
“O Surf Para Todos cumpriu com o seu maior propósito, que era democratizar o surf, levar o esporte para pessoas das mais diferentes faixas etárias, muitas delas com acesso restrito ao mar ou a uma prancha”, diz a secretária estadual de Esportes, coronel Helena Reis.
O programa teve início nas águas da praia de Boracéia, em março de 2025. Na sequência, fez escala nas praias de Juquehy, Camburi, Maresias e Guaecá. A etapa com maior adesão de público foi a de Guaecá, com 2.911 atendimentos.
Além das atividades com a prancha, o Surf Para Todos formatou um estudo sobre o impacto do surf na saúde mental dos alunos, que resultará em um banco de dados com informações sobre a conexão entre o esporte e o bem-estar dos seus praticantes. Mais de 3 mil pessoas foram entrevistadas online e presencialmente por uma equipe de especialistas em psicologia do esporte.
“Nossa meta foi amplamente atingida. O programa teve adesão e gerou impacto social. Tivemos a ousada e pioneira ideia de medir a interferência do surf no bem estar-mental físico e mental do praticante. Agora temos uma primeira amostragem de um método que pode ser aplicado nas escolas e instituições”, destaca Romeu Andreatta, presidente da Abiep.
São Paulo Laboratório do Futuro da Unesp oferece curso online gratuito de ‘Pré-Cálculo’ para estudantes a partir do nível médio
São Paulo Defesa Civil do Estado realiza vistoria em áreas afetadas pela chuva em Santa Isabel
São Paulo Conjunto Residencial da USP: plantão de dúvidas sobre permanência estudantil vai até dia 27
São Paulo Autenticidade e excelência: selo de qualidade impulsiona a cachaça paulista
São Paulo Operação da Polícia Civil apreende quase 90 celulares furtados em hotel no centro de SP
São Paulo Governo de SP entrega Praça da Cidadania de Embu das Artes com oferta de cursos gratuitos em seis áreas Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 29°
Chuva