O depoimento de Daniel Vorcaro à CPMI do INSS na segunda-feira (23) foi cancelado e substituído pela oitiva de Ingrid Pikinskeni Morais Santos, ligada à Conafer, entidade apontada como beneficiária de mais de R$ 100 milhões vindos de descontos ilegais em benefícios previdenciários. A reunião começa às 16h na sala 2 da Ala Nilo Coelho.
O cancelamento ocorreu porque Vorcaro, ex-dono do já liquidado Banco Master, recusou-se mais uma vez a depor no Congresso, amparado por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça. O ministro determinou que Vorcaro, que está em prisão domiciliar, não é obrigado a comparecer à CPMI nem à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
O ex-banqueiro foi preso no âmbito da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF), por suspeitas de irregularidades que envolvem a instituição financeira. A prisão preventiva foi posteriormente revogada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), com manutenção de medidas cautelares.
O Master mantinha acordo de cooperação técnica com o INSS para oferta de crédito consignado. A CPMI busca apurar se houve descontos indevidos, falhas de controle e eventual participação de dirigentes ou parceiros da instituição nas irregularidades.
A depoente substituta é esposa e sócia de Cícero Marcelino de Souza Santos, apontado como operador e assessor do presidente da Conafer . Ingrid pode ter recebido recursos ilícitos repassados por seu marido, atuando na ocultação patrimonial.
Segundo os requerimentos de convocação, o nome de Ingrid aparece em operações financeiras de alto valor e sem justificativa econômica lícita. Ela e o marido também são suspeitos de comprar e vender carros de luxo para lavar o dinheiro obtido com as fraudes, dizem os requerimentos.
Senado Federal CRA vai analisar redução de alíquota sobre o calcário de uso agrícola
Senado Federal Comissões debatem políticas públicas para pessoas superdotadas
Senado Federal CSP vota projetos para derrubar decreto que restringiu acesso a armas
Senado Federal Comissão pode convocar ministros para esclarecer repasses a escolas de samba
Senado Federal Sinalização de estradas após obras está na pauta da Comissão de Infraestrutura
Senado Federal Projeto prevê uso das Forças Armadas contra crime organizado mesmo sem GLO Mín. 18° Máx. 33°
Mín. 17° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsas