As políticas públicas direcionadas às pessoas com altas habilidades e superdotação (AH/SD) serão tema de audiência pública conjunta da Comissão de Direitos Humanos (CDH) e da Comissão de Educação (CE). O debate está marcado para quinta-feira (26) às 10h.
Estudantes com altas habilidades ou superdotação (AH/SD) apresentam desempenho significativamente acima da média em uma ou mais áreas de conhecimento, quando comparados a estudantes da mesma faixa etária. Esse potencial pode se manifestar de forma isolada ou combinada em áreas como a intelectual, acadêmica, de liderança, psicomotricidade e artes.
A autora do requerimento para o debate (REQ 128/2025 - CDH) e presidente da CDH, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), diz considerar o atendimento desses estudantes pelos sistemas de ensino um desafio em todo o mundo. Para a parlamentar, eles demandam abordagens específicas dos sistemas de ensino, das escolas e dos profissionais da educação.
“Embora a legislação já assegure o direito ao atendimento especializado por profissionais devidamente capacitados no Brasil, a realidade mostra um contingente ainda pequeno de estudantes assim reconhecidos e adequadamente atendidos", argumenta a senadora.
Foram convidados para a audiência:
Senado Federal Com negativa de Vorcaro, CPMI do INSS vai ouvir investigada ligada à Conafer
Senado Federal CRA vai analisar redução de alíquota sobre o calcário de uso agrícola
Senado Federal CSP vota projetos para derrubar decreto que restringiu acesso a armas
Senado Federal Comissão pode convocar ministros para esclarecer repasses a escolas de samba
Senado Federal Sinalização de estradas após obras está na pauta da Comissão de Infraestrutura
Senado Federal Projeto prevê uso das Forças Armadas contra crime organizado mesmo sem GLO Mín. 18° Máx. 33°
Mín. 17° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsas