O Senado analisa um projeto de lei que cria o Dia Nacional de Mobilização em Memória das Vítimas de Trânsito. Pela proposta, a data será celebrada anualmente no terceiro domingo de novembro, junto com o Dia Mundial em Memória dos Mortos no Trânsito instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O PL 382/2026 altera o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito — Pnatrans ( Lei 13.614, de 2018 ) para obrigar órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) a oferecerem apoio financeiro e iniciativas da sociedade organizada.
Segundo o projeto, os órgãos de trânsito devem incentivar a participação da sociedade para alcançar as metas previstas no Pnatrans. A principal delas é a redução de 50% das mortes no trânsito até 2030.
De acordo com o texto, o apoio a projetos ou eventos da sociedade organizada deve ser custeado por recursos dos próprios órgãos de trânsito. O PL 382/2026 foi proposto pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), já foi aprovado na Câmara e aguarda distribuição para as comissões do Senado.
Vitória Clementino, sob supervisão de Dante Accioly
Senado Federal CAE ouve presidente interino da CVM no dia 24
Senado Federal CAE analisa regulamentação da profissão de cuidador
Senado Federal CPMI do INSS: Carlos Viana pedirá ao STF devolução de documentos sobre Vorcaro
Senado Federal O que prevê o acordo Mercosul–União Europeia em análise no Congresso
Senado Federal CPI do Crime vota convocação de Dias Toffoli e convite a Moraes e mulher
Senado Federal O que prevê o acordo Mercosul–União Europeia Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °