O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) abre, nesta quinta-feira (17), consulta pública para discutir a minuta que define as cláusulas essenciais dos contratos de transporte de longo prazo a serem firmados entre armadores e embarcadores de carga. O prazo para envio de contribuições é de 15 dias, até 31 de julho, por meio da plataforma Participa + Brasil .
A proposta em análise atende ao artigo 7º da Lei nº 14.301/2022, que instituiu o Programa BR do Mar, iniciativa voltada à ampliação da navegação por cabotagem no Brasil. O objetivo é estabelecer diretrizes claras e seguras para os contratos de longo prazo, levando em conta aspectos técnicos e jurídicos tanto do transporte marítimo internacional quanto da cabotagem.
Entre os pontos centrais da minuta estão a alocação de riscos entre as partes, prazo mínimo de vigência contratual de cinco anos e a previsão de multa em caso de rescisão antecipada. A proposta também se inspira em práticas internacionais consolidadas, visando garantir equilíbrio entre os direitos e deveres de embarcadores e transportadores.
Segundo o secretário Nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes, a medida representa um avanço não apenas na segurança jurídica das operações, mas também na promoção da sustentabilidade. “O contrato traz instrumentos que incentivam a descarbonização e a adoção de práticas mais sustentáveis no transporte marítimo. Além disso, estimula a concorrência e a melhoria da qualidade do serviço de cabotagem no Brasil”, afirmou.
A consulta pública é uma etapa essencial do processo regulatório e reforça o compromisso do Governo Federal com um modelo de governança participativa, transparente e alinhada aos princípios do desenvolvimento sustentável.
Acesse a plataforma Participa + Brasil para contribuir com a consulta até o dia 31 de julho.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
São Paulo BEEM amplia acesso ao primeiro emprego e deve chegar a 30 mil estagiários em 2026
São Paulo Centro Paula Souza inclui 34 cursos inéditos nas Etecs e Fatecs entre 2023 e 2025
São Paulo Casa Paulista realiza o sonho da casa própria para 284 famílias em Pirassununga com subsídios estaduais
São Paulo Instituto de Pesca lança campanha para preservação das áreas de maricultura em Ubatuba
São Paulo SP amplia a capacidade de transporte do sistema de Travessias Litorâneas em 34%
São Paulo Fim de ano: MIS Experience tem horário estendido para público visitar a exposição sobre ‘O Pequeno Príncipe’ Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 17° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nublado