O Governo de São Paulo alerta a população para os riscos da ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas e reforça a importância de adotar cuidados durante o período de Carnaval. A recomendação é adquirir produtos apenas de estabelecimentos regularizados, verificar a procedência das bebidas e evitar o consumo de itens de origem desconhecida.
O Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do Estado de São Paulo está coordenando as ações junto às Vigilâncias Sanitárias Municipais, que são as responsáveis pela inspeção de estabelecimentos e vendedores ambulantes que comercializam alimentos e bebidas alcoólicas, incluindo a verificação da origem e procedência dos produtos.
Em outra frente, o CVS estará em campo com fiscalização para coibir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos, conforme a Lei Estadual nº 14.592/2011. O objetivo é orientar o comércio e à população sobre as regras de comercialização e os riscos do consumo de bebidas alcoólicas por menores, com foco na prevenção e no cumprimento da legislação.
Recomendação
O CVS recomenda que bares, empresas e demais estabelecimentos redobre a atenção quanto à procedência dos produtos oferecidos, e que a população adquira apenas bebidas de fabricantes legalizados, com rótulo, lacre de segurança e selo fiscal, evitando opções de origem duvidosa e prevenindo casos de intoxicação que podem colocar a vida em risco.
Sinais e sintomas de alerta:
Balanço de casos
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) atualizou, nesta quarta-feira (11/02), o balanço de casos relacionados à intoxicação por metanol. Agora, são 570 casos descartados.
No total, foram confirmados 52 casos, sendo 12 óbitos (quatro homens de 26, 45, 48 e 54 anos residentes da cidade de São Paulo; uma mulher de 30 anos e um homem de 62 anos, de São Bernardo do Campo; dois homens de 23 e 25 anos e uma mulher de 27 anos de Osasco; um homem de 37 anos, de Jundiaí; um homem de 26 anos, de Sorocaba; e um homem de 26 anos de Mauá).
Atualmente, quatro óbitos permanecem sob investigação: um em Guariba, de um paciente de 39 anos, um de São José dos Campos, de 31 anos, e dois de Cajamar, de 29 e 38 anos.
São Paulo Operação prende 430 agressores de mulheres em São Paulo às vésperas do Carnaval
São Paulo SP abre inscrições para 134 vagas no programa Aluno Monitor do BEEM no Vale do Ribeira
São Paulo SP abre inscrições para 796 vagas no programa Aluno Monitor do BEEM no Vale do Paraíba
São Paulo Alto Tietê: Educação SP abre inscrições para 526 vagas no programa Aluno Monitor do BEEM
São Paulo Estação da Luz da CPTM recebe ação de atendimento gratuito com foco em psicoterapia nesta quinta (12)
São Paulo ABC Paulista: Educação SP abre inscrições para 784 vagas no programa Aluno Monitor do BEEM Mín. 19° Máx. 33°
Mín. 17° Máx. 27°
ChuvaMín. 18° Máx. 29°
Chuva