A Secretaria de Saúde de Suzano realizou, no último sábado (07/02), o Dia D de vacinação como parte da estratégia de intensificação da imunização contra a febre amarela e outras doenças preveníveis. A ação integrou a mobilização iniciada no último dia 2 em todas as 24 unidades de saúde do município e resultou na aplicação de 817 doses de vacinas, reforçando a proteção da população às vésperas do Carnaval.
De acordo com o balanço final da pasta, foram aplicadas 239 doses contra a febre amarela, 109 da vacina SCR — que protege contra sarampo, caxumba e rubéola — e 469 de outros imunizantes previstos no calendário vacinal.
A mobilização teve como principal objetivo alcançar moradores que ainda não estavam vacinados ou que precisavam atualizar a caderneta de vacinação, especialmente aqueles que pretendem viajar durante o Carnaval. Nesse período, há aumento significativo do deslocamento para áreas de mata e regiões consideradas de risco para a febre amarela. A vacina precisa de cerca de dez dias para garantir proteção eficaz e é considerada a forma mais segura de prevenção contra a doença.
Segundo o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Suzano, José Landim, o Dia D cumpriu um papel estratégico na prevenção. “O resultado mostra que, quando facilitamos o acesso e levamos a informação correta, a população responde. Nosso trabalho é antecipar riscos e garantir que as pessoas estejam protegidas antes de períodos críticos, como o carnaval”, destacou.
Landim também reforçou a importância da vacinação como medida coletiva. “Cada pessoa vacinada contribui para reduzir a circulação do vírus e proteger toda a comunidade. Esse é um esforço contínuo, que vai além de uma ação pontual”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, avaliou positivamente a mobilização e ressaltou o empenho das equipes envolvidas. “Foi um sábado de muito trabalho, com profissionais dedicados a atender a população com agilidade e responsabilidade. Esse número de doses aplicadas representa prevenção, cuidado e planejamento”, pontuou.
A vacina contra a febre amarela segue disponível durante todo o ano nas unidades de saúde para pessoas de 9 meses a 59 anos. Já idosos com 60 anos ou mais devem passar por avaliação médica antes da aplicação. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, cartão do SUS e, se possível, a caderneta de vacinação. A lista com os endereços dos 24 postos pode ser consultada pelo link bit.ly/EnderecosUBS.
EDP EDP inicia retirada de fiação irregular em mais de 50 ruas de Suzano
Copa do Mundo Serviços essenciais de Suzano serão mantidos durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
Casarão Casarão das Artes recebe 4º Encontro de Violão do Profart neste sábado em Suzano
Casa de Cultura População de Palmeiras ganha nova Casa de Cultura e amplia acesso à arte e à educação
Meio Ambiente No Mês do Meio Ambiente, Suzano ultrapassa marca de 500 árvores plantadas em 2026
32º Batalhão Prefeito participa de solenidade de Valorização Militar do 32º Batalhão