A Defesa Civil Estadual de São Paulo mantém 30 cidades em estado de atenção para risco de deslizamentos nesta segunda-feira (9). Os municípios são das regiões metropolitanas da capital e de Campinas, além do Litoral Norte e da Baixada Santista.
Essas cidades apresentam um conjunto de condições de risco elevado , com áreas nas quais houve acumulado de chuva acima de 70 milímetros (mm) desde a última sexta-feira (6), além da previsão de novas precipitações nesta segunda.
Contribuem para esse alerta a presença de áreas com condições favoráveis a movimentações de terra, como encostas desprotegidas ou sem vegetação, movimentações anteriores recentes e proximidade com residências.
O estado de São Paulo está sob alerta de chuvas intensas , com destaque para as regiões Norte e Nordeste, Vale do Paraíba e Litoral Norte , onde a situação de perigo, com chuvas acima de 50mm, é válida até o fim da terça-feira (10).
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Segundo o órgão, esse conjunto de condições aumenta o risco de desastres e exige a adoção de ações preventivas imediatas, como a remoção de famílias para abrigos e o monitoramento com equipes de campo, seguindo os planos municipais de contingência.
No Guarujá, cidade da Baixada Santista, essas medidas foram adotadas na semana passada , minimizando o impacto de deslizamentos que atingiram quatro residências.
Os moradores de áreas mapeadas como de risco pelas equipes municipais devem ficar atentos a sinais de instabilidade, como rachaduras no solo, trincas em paredes, inclinação de árvores ou postes e estalos em encostas.
Em caso de risco iminente, a orientação é deixar o local imediatamente e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
São Paulo Governo de SP investe meio milhão na revitalização do Espaço Cultural José Carlos de Oliveira, em Lins
São Paulo Previsão do tempo para terça-feira (10) em SP: dia será marcado por sol entre muitas nuvens
Geral MP de Minas faz alerta sobre exposição de menores nas redes sociais
São Paulo Região de São José do Rio Preto recebe mais de 6,7 mil doses da vacina contra a dengue para profissionais da Atenção Primária
São Paulo Região de Sorocaba recebe mais de 7,5 mil doses da vacina contra a dengue para profissionais da Atenção Primária
São Paulo Região de São José dos Campos recebe mais de 5,5 mil doses da vacina contra a dengue para profissionais da Atenção Primária Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 24°
ChuvaMín. 16° Máx. 24°
Chuva