O estado de São Paulo teve o maior impacto positivo entre todas as unidades da Federação no volume de serviços prestados no Brasil em maio. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços teve alta de 0,1% no país em relação a abril. Já São Paulo, com taxa positiva de 0,8%, exerceu a maior influência sobre o resultado nacional. Os dados mostram que São Paulo responde por 47,88% do volume total de serviços prestados no Brasil.
Segundo o IBGE, no estado de SP houve avanços mais importantes vindos de serviços financeiros auxiliares, de tecnologia da informação e de transporte rodoviário de cargas no mês de maio.
Na comparação com maio de 2024, o estado voltou a apresentar a contribuição positiva mais relevante, com aumento de 5,6%. A média nacional foi de 3,6% no mesmo recorte. No acumulado de 12 meses, enquanto o país registrou alta de 3%, São Paulo esteve acima da média nacional e teve variação de 4,6%.
No acumulado dos cinco primeiros meses de 2025, frente a igual período de 2024, novamente SP exerceu o maior impacto positivo no país: 3,8%, frente ao avanço de 2,5% em nível nacional.
As empresas mais inovadoras, com grande receita, estão sediadas em São Paulo, especialmente nos segmentos de tecnologia da informação, publicidade em mídias sociais, administração de cartões de desconto e programas de fidelidade, além da intermediação de negócios por aplicativos e plataformas de e-commerce.
Veja abaixo a variação positiva das grandes atividades dentro do setor de Serviços no estado em maio:
Veja abaixo a variação positiva das grandes atividades dentro do setor de Serviços no estado em 12 meses:
No agregado especial da pesquisa que analisa o desempenho das atividades turísticas, São Paulo teve o segundo maior peso positivo no resultado nacional em maio em relação ao mesmo mês do ano passado, com alta de 6,1%. A média nacional foi de 9,5%, puxada pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo de passageiros, hotéis, serviços de bufê e serviços de reservas relacionados a hospedagens.
No acumulado dos primeiros cinco meses de 2025, o estado se sobressaiu ante as demais Unidades da Federação com aumento de 6,4%. No país, o avanço foi de 7%.
Geral Prefeitura de São Paulo suspende rodízio de carros neste fim de ano
São Paulo Veja como vai funcionar os canais de atendimento dos serviços de saneamento em SP no fim de ano
São Paulo São José dos Campos conquista o hepta dos Jogos Abertos do Interior
São Paulo BEEM amplia acesso ao primeiro emprego e deve chegar a 30 mil estagiários em 2026
São Paulo Centro Paula Souza inclui 34 cursos inéditos nas Etecs e Fatecs entre 2023 e 2025
São Paulo Casa Paulista realiza o sonho da casa própria para 284 famílias em Pirassununga com subsídios estaduais Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 17° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nublado