O governador Tarcísio de Freitas inaugurou nesta quinta-feira (5) o Hospital Regional Circuito da Fé e Vale Histórico, na cidade de Cruzeiro. Com investimento de R$ 153,4 milhões, a unidade será referência regional em média e alta complexidade para 450 mil moradores de 17 municípios do Vale do Paraíba, além de atender à demanda de 13 milhões de peregrinos e turistas visitam a região anualmente.
“A inauguração do Hospital Regional de Cruzeiro é um sonho de muito tempo. Um hospital que vai atender aos municípios da região e eliminar o sofrimento de muitas pessoas que têm que viajar quilômetros e quilômetros para suas terapias e vão ter oportunidade de fazer perto de casa. Isso começa a descomprimir as outras unidades de saúde do Vale. A gente acaba aumentando a oferta e isso permite a regionalização”, afirmou o governador.
O atendimento começa a partir da próxima segunda-feira (9), sob gestão da Organização Social de Saúde (OSS) Instituto Sócrates Guanaes. Na primeira etapa, serão18 leitos de observação e exames diagnósticos com raio-X, ultrassonografia, tomografia, endoscopia digestiva e colonoscopia, entre outros.
“Desde o início da gestão, o governador Tarcísio coloca para a gente a importância de estarmos cada vez mais próximos dos prefeitos e da população. A regionalização da saúde é conhecer a necessidade de cada região para saber o que vamos oferecer. E é baseado nisso que estamos inaugurando este hospital. Todo o perfil assistencial é feito de acordo com as necessidades da região”, disse o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva.
O atendimento em Cruzeiro seguirá um cronograma de expansão progressiva dos serviços. Até abril, haverá consultas ambulatoriais agendadas, exames de imagem e diagnósticos e o serviço de hospital-dia.
De maio a agosto, começam os atendimentos de urgência e emergência adulto e os atendimentos de clínica médica, UTI adulto, psiquiatria e ressonância magnética. Entre setembro e dezembro, haverá serviços de obstetrícia e pediatria, incluindo UTI pediátrica e neonatal, hemodiálise e o início das cirurgias eletivas e de urgência de média e alta complexidade.
A implantação de todos os serviços será gradual até janeiro de 2027, quando a unidade estará operando em plena capacidade, com 210 leitos. Com a entrega desta quinta, já são sete hospitais entregues pelo Governo de São Paulo desde 2023.
Além da nova unidade em Cruzeiro, a atual gestão inaugurou os hospitais de Bertioga, Mirassol, Bebedouro, Alto Tietê (Suzano), Rota dos Bandeirantes (Barueri) e a maternidade de Franco da Rocha. Desde 2023, também entregou outros cinco grandes serviços: o AME Mulher, na capital, o AME de Ribeirão Preto e os Centros Lucy Montoro de Taubaté, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.
Tabela SUS Paulista
Carro-chefe da regionalização da saúde, a Tabela SUS Paulista é uma iniciativa pioneira implementada pelo Governo de São Paulo na atual gestão. O programa ampliou repasses para Santas Casas e hospitais filantrópicos no Vale do Paraíba e Litoral Norte.
A Secretaria de Estado da Saúde já repassou R$ 510,5 milhões para 69 instituições da região. A Tabela SUS Paulista complementa em até cinco vezes os valores pagos pelo Ministério da Saúde e dá mais fôlego financeiro para ampliação do atendimento e redução de filas nas unidades conveniadas.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o Governo de São Paulo já investiu 8,6 bilhões com a Tabela SUS Paulista em 800 instituições conveniadas. O programa integra um conjunto de ações que reduziu filas, acelerou cirurgias e permitiu a reabertura de leitos em todas as regiões do estado.
São Paulo Pavimentação da Estrada Armando Barbosa de Almeida, em Mairiporã, entra na retal final
São Paulo Previsão do tempo para sexta-feira (06), em SP: sensação de abafamento
São Paulo Primeiro dia de pré-Carnaval deve ser abafado e com chuvas isoladas, alerta Defesa Civil de SP
São Paulo Com drones e 60 policiais, PM de SP faz operação contra o tráfico na Zona Leste da capital
Geral Rio ganha Núcleo de Proteção e Defesa dos Animais
São Paulo Vai pra folia em São Paulo? Veja como será o transporte metropolitano no Carnaval 2026 Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 28°
ChuvaMín. 17° Máx. 29°
Parcialmente nublado