A MPD Engenharia concluiu e entregou ao Governo do Estado de São Paulo, as obras dos novos complexos de ensino e pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), no campus de Ribeirão Preto. O projeto, iniciado em 2023, ampliou de forma significativa a infraestrutura acadêmica da instituição e reforça o papel da engenharia como agente estratégico para o desenvolvimento da educação, da ciência e da inovação no interior paulista.
Com mais de 25 mil metros quadrados de área construída, o novo Complexo de Pesquisa e Ciências Biomédicas (CPCBio) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto foi concebido para atender cinco departamentos. Ele integra ensino, pesquisa e extensão em um único espaço, promovendo um ambiente multidisciplinar e colaborativo.
A construção durou dois anos e hoje o local abriga quatro blocos de edifícios, além de uma área externa e sistema viário, que reúnem: 187 salas; 238 áreas de laboratório, incluindo Laboratórios de Biossegurança Nível 3 (instalações de alta contenção para manipular microrganismos de alto risco individual, como vírus e bactérias que causam doenças graves); Biotério; Áreas de lavagem, paramentação e resíduos; além de espaços técnicos de multiuso.
A entrega de alto nível, voltada à modernização e à expansão da capacidade científica da USP, exigiu planejamento técnico rigoroso e coordenação precisa, características fundamentais em obras de alta complexidade. Para a MPD, a entrega desses novos espaços, incluindo salas de aula e setores administrativos para o ciclo básico, consolida sua atuação como construtora especializada em obras públicas de alta complexidade, que geram impacto direto no desenvolvimento social e educacional.
A conquista da licitação e a entrega do projeto marcam a presença da MPD em obras do segmento de educação, consolidadas em experiências prévias como a Universidade Federal do ABC, a USP – CDI I e a Reitoria da Universidade de São Paulo – USP.
"Contribuir para a criação de ambientes que estimulam a produção de conhecimento e a formação de talentos é motivo de grande orgulho para a MPD. Acreditamos que a engenharia tem um papel fundamental na construção de edificações duradouras para a sociedade, especialmente quando está a serviço da educação e da ciência," afirma Fábio Nossaes, diretor-geral de Construção da MPD Engenharia.
Segundo o executivo, a obra também evidencia a capacidade da empresa de atuar em projetos institucionais de grande porte. "Obras como esta exigem planejamento rigoroso, precisão técnica e inovação nos processos construtivos. Nossa experiência em obras educacionais de alta complexidade nos permite entregar projetos eficientes, com qualidade e alinhados às necessidades de cada instituição e público-alvo, levando em consideração as particularidades e necessidades de cada projeto," completa.
Negócios Sepultamento tradicional pode elevar riscos de contaminação
Negócios Funerária Premium aposta em personalização
Negócios Gestão financeira em 2026 entra em modo alerta para empresas
Negócios Valuation antecipado fortalece empresas antes da venda
Negócios RHB é nova distribuidora oficial HP no Brasil
Negócios Especialista analisa ausência de corretores em leilões Mín. 19° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 24°
ChuvaMín. 18° Máx. 28°
Chuva