A Prefeitura de Suzano está fortalecendo as ações de segurança e ordenamento urbano a partir das demandas apresentadas diretamente pela população, com encaminhamentos práticos já definidos após as reuniões dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) das regiões Centro e Sul, realizadas na última terça-feira (27/01).
O principal foco dos encontros foi o enfrentamento à perturbação do sossego e a situações relacionadas ao uso de drogas e ocupação irregular de espaços públicos, temas que já estão sendo tratados de forma integrada entre forças de segurança e demais secretarias municipais.
No Conseg Centro, a reunião, realizada na sede da Associação Comercial e Empresarial (ACE), abordou ocorrências nos bairros Vila São Francisco, Vila Amorim e na região central. Entre os principais pontos estiveram a presença de pessoas em situação de rua e usuários de drogas, estacionamento irregular no cruzamento da avenida Regina Cabalau Mendonça com a avenida General Francisco Glicério, solicitação de fiscalização em comércio de sucatas na rua Baruel e casos pontuais de perturbação do sossego.
Durante o encontro, foi reforçada à comunidade a importância das denúncias formais e do registro de boletins de ocorrência, fundamentais para direcionar o policiamento e as operações de maneira mais precisa. Participaram da reunião o assessor estratégico da Segurança Cidadã, Marcelo Miyasaki, o diretor operacional Claudemir Soares e o assessor Willer Franco.
Já no Conseg Sul, com a participação do secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, as demandas se concentraram nos bairros Parque Buenos Aires e Estância Angelina. Moradores do Parque Buenos Aires agradeceram o trabalho realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM), destacando a melhora na sensação de segurança. Na Estância Angelina, a população solicitou intensificação do patrulhamento devido ao fluxo de veículos e fiscalização em clínicas de recuperação instaladas na região.
Além das questões de segurança, surgiram demandas encaminhadas para as secretarias de Manutenção e Serviços Urbanos e de Meio Ambiente. A reunião ocorreu na Associação Fukuhaku, na Vila Ipelândia, e contou ainda com a presença da diretora de Fiscalização e Controle Ambiental, Solange Wuo, e do vereador Adilson de Lima Franco, o Adilson Horse.
O secretário Francisco Balbino ressaltou a importância do diálogo direto com os moradores. “Essas reuniões são fundamentais porque nos permitem ouvir quem vive o dia a dia dos bairros. A partir dessas informações, conseguimos ajustar o patrulhamento, planejar operações específicas e atuar em conjunto com outras secretarias para resolver os problemas de forma mais completa. Nosso objetivo é garantir mais tranquilidade e qualidade de vida para a população”, afirmou.
EDP EDP inicia retirada de fiação irregular em mais de 50 ruas de Suzano
Copa do Mundo Serviços essenciais de Suzano serão mantidos durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
Casarão Casarão das Artes recebe 4º Encontro de Violão do Profart neste sábado em Suzano
Casa de Cultura População de Palmeiras ganha nova Casa de Cultura e amplia acesso à arte e à educação
Meio Ambiente No Mês do Meio Ambiente, Suzano ultrapassa marca de 500 árvores plantadas em 2026
32º Batalhão Prefeito participa de solenidade de Valorização Militar do 32º Batalhão