O Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizou, nesta terça-feira (27/01), a primeira reunião da composição eleita em 2025 para o biênio 2026/2027. O encontro ocorreu na sala do conselho, localizada no Centro Unificado de Serviços (Centrus), na região central, e contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira.
Durante a reunião, foram definidos os integrantes da Mesa Diretiva, as comissões responsáveis pela avaliação dos contratos de gestão vigentes e realizada a leitura e aprovação do Regimento Interno do colegiado.
A conselheira Cleide Tomoko Tomioka foi reeleita presidente do Conselho Municipal de Saúde, permanecendo à frente da condução dos trabalhos do órgão deliberativo e fiscalizador das políticas públicas de saúde. Também foram escolhidos os membros titulares e suplentes da Mesa Diretiva, responsável pela análise prévia dos documentos que serão posteriormente deliberados pelo plenário.
Entre os membros titulares eleitos estão Maria Juselha Barbosa Duarte, Risalva Maria Dantas, Jairo Franco e Tânia Mara Porfirio Santos. Como suplentes, foram escolhidos Carlos Henrique Schuwarz e Mafra Ferreira Barreto. A pauta também incluiu a definição dos integrantes das Comissões de Avaliação dos Contratos de Gestão em vigor.
O CMS possui caráter paritário e é composto por 24 membros titulares e 24 suplentes, sendo 12 representantes dos usuários, seis representantes dos trabalhadores da saúde e seis representantes da gestão municipal, garantindo a participação equilibrada dos diferentes segmentos do sistema de saúde. As reuniões ordinárias do conselho ocorrem sempre na última terça-feira de cada mês, às 9 horas.
O secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, destacou a importância do conselho como espaço democrático e de participação social. “O Conselho Municipal de Saúde é fundamental para garantir transparência, controle social e construção coletiva das políticas públicas”, afirmou.
O prefeito Pedro Ishi ressaltou que a atuação do conselho fortalece a gestão participativa. “O fortalecimento do conselho reflete nosso compromisso com decisões construídas com diálogo, responsabilidade e foco na melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à população”, concluiu.
EDP EDP inicia retirada de fiação irregular em mais de 50 ruas de Suzano
Copa do Mundo Serviços essenciais de Suzano serão mantidos durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
Casarão Casarão das Artes recebe 4º Encontro de Violão do Profart neste sábado em Suzano
Casa de Cultura População de Palmeiras ganha nova Casa de Cultura e amplia acesso à arte e à educação
Meio Ambiente No Mês do Meio Ambiente, Suzano ultrapassa marca de 500 árvores plantadas em 2026
32º Batalhão Prefeito participa de solenidade de Valorização Militar do 32º Batalhão