A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal realizou nesta sexta-feira (23) o segundo plantio de 2026 do Projeto Brotos de Mogi, iniciativa que visa ampliar a cobertura verde dos espaços públicos de Mogi das Cruzes. A ação aconteceu em uma praça localizada entre as ruas Antônio Marquês de Oliveira e Francisco Vilani Bicudo, na Vila Nova Aparecida.
Ao todo, foram plantadas 28 mudas de espécies nativas, entre elas três quaresmeiras, três pitangueiras, três araçás, três patas-de-vaca, três aroeiras-pimenteiras, três carobinhas, dois ipês-rosa, três guapuruvus, três goiabeiras e duas grumixamas. As espécies foram selecionadas com o objetivo de promover biodiversidade, conforto térmico e melhoria ambiental para a região.
O foco do Projeto Brotos de Mogi são os espaços públicos existentes no município, como praças, parques, canteiros centrais, calçadas, escolas e equipamentos de saúde. Além do plantio das árvores, a iniciativa busca sensibilizar a população sobre a importância da arborização urbana para a regulação do clima, a produção de água, a atração de pássaros e outros benefícios ambientais.
“É uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli que a cidade esteja cada vez mais arborizada, e estamos cumprindo essa meta com projetos específicos, como o Brotos de Mogi e o Plante Água”, afirmou a secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Patricia Cesare.
Além do Brotos de Mogi, outro projeto criado em 2025 pela pasta é o Plante Água, que prevê a doação gratuita de mudas à população. Cada munícipe pode retirar até três mudas no Viveiro Municipal, mediante apresentação do CPF e realização de cadastro.
Esse cadastramento foi reforçado para possibilitar o acompanhamento do plantio das mudas. A iniciativa permitirá, a médio e longo prazo, mapear a cobertura verde de Mogi das Cruzes e monitorar o desenvolvimento das árvores doadas.
Todas as mudas utilizadas nos projetos Brotos de Mogi e Plante Água são produzidas no Viveiro Municipal, que atualmente conta com cerca de 5 mil mudas de espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica. Entre elas, há diversas opções de árvores frutíferas. No momento da doação, os técnicos do viveiro orientam os moradores sobre o plantio correto e os cuidados necessários.
Sabesp Sabesp e Prefeitura atuarão de forma integrada em plano de segurança das represas Jundiaí e Taiaçupeba
Univesp Vestibular Univesp 2026 abre inscrições para mais de 130 vagas em Mogi das Cruzes
Largo da Feira Largo da Feira da Vila Nova Aparecida recebe serviços de melhorias e revitalização
Parque Nível dos lagos sobe e Parque Centenário tem trecho da pista de caminhada interditado
Oficinas Culturais Prefeitura de Mogi das Cruzes abre inscrições para Oficinas Culturais 2026
Academia do Jovem Cobertura da Academia do Jovem no Parque da Cidade é substituída e melhora condições de uso do espaço Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 24°
ChuvaMín. 16° Máx. 24°
Chuva