Um novo Hub de Inovação voltado ao desenvolvimento e à experimentação de soluções tecnológicas para o saneamento foi inaugurado nesta quinta-feira (22), no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos. O projeto recebeu investimento de R$ 3,84 milhões da Sabesp e tem como foco a pesquisa aplicada, a inovação aberta e a ampliação da eficiência dos serviços no Estado. A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, participou da inauguração e acompanhou a apresentação das frentes de atuação do novo espaço, que conectará a Sabesp a startups, universidades e centros de pesquisa.
A iniciativa está alinhada às diretrizes da Semil de integrar infraestrutura, agenda ambiental e transformação digital para melhorar a qualidade de vida da população paulista. “Este hub epresenta uma política pública que integra inovação, planejamento e investimento para enfrentar desafios históricos do saneamento. A atuação do Estado é essencial para orientar o uso da tecnologia em favor da universalização dos serviços, da sustentabilidade ambiental e da melhoria da qualidade de vida da população”, destacou a secretária da Semil.
A estrutura será implantada em duas fases: a primeira voltada ao estudo de tendências, desenvolvimento de projetos-piloto e articulação com o ecossistema de inovação; e a segunda, prevista para o próximo ano, com campos de prova, equipamentos para análises técnicas e simulações operacionais.

A escolha do Parque Tecnológico de São José dos Campos se deve ao ambiente estratégico que reúne instituições de ciência e tecnologia, como USP, Unicamp e IPT, além de empresas e startups de base tecnológica. Essa integração amplia o potencial de soluções nas áreas de internet das coisas (IoT), inteligência artificial, automação e economia circular.
A iniciativa beneficia a população atendida pela Sabesp em todo o Estado de São Paulo, incluindo áreas urbanas, rurais e comunidades vulneráveis, e posiciona a Companhia como referência nacional em inovação no setor de saneamento, em consonância com as metas ambientais, sociais e de governança (ESG) defendidas pela Semil.
“Estamos construindo, em conjunto com o ecossistema do PIT, uma nova etapa de prototipação e testes avançados, que vai fortalecer nossa capacidade de inovação aberta e acelerar a adoção de novas tecnologias”, destaca Marcello Xavier Veiga, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Sabesp.
Segundo João Rafael, gerente de Inovação e Propriedade Intelectual da Companhia, o objetivo é gerar resultados concretos. “Buscamos otimizar processos, melhorar a eficiência operacional e desenvolver soluções com potencial de mercado, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e com a inovação no saneamento”, afirma.
São Paulo Governo de SP disponibiliza ajuda humanitária ao município de Mongaguá
São Paulo Polícia Civil de SP prende 5 em suposta agência que aplicava golpes em idosas
São Paulo Governo de SP firma acordos para ampliar políticas de acessibilidade em Cotia e Embu das Artes
São Paulo Iamspe registra mais de meio milhão de atendimentos de terapia on-line
Geral Edital para policial legislativo da Câmara sai em janeiro, diz Motta
São Paulo Confira atrações turísticas gratuitas para celebrar o aniversário de São Paulo Mín. 15° Máx. 22°
Mín. 14° Máx. 22°
ChuvaMín. 15° Máx. 26°
Chuvas esparsas