A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana encerrou o ano de 2025 com um importante marco: o recorde mensal de instalação de placas toponímicas foi alcançado em dezembro, com a identificação de 297 ruas e praças do município. As intervenções fazem parte de um conjunto de ações voltadas à organização urbana, à orientação de motoristas e pedestres e à melhoria da mobilidade urbana.
Somente no último mês do ano, o volume de serviços representou uma parcela significativa do trabalho anual. Ao longo de 2025, a pasta realizou 377 ações relacionadas à identificação de logradouros, contribuindo para que o balanço geral registrasse 3.955 melhorias em pontos de sinalização espalhados pela cidade.
O reforço das instalações em dezembro contemplou, de forma especial, o bairro Vila Urupês, que recebeu novas placas nas ruas Caboclos, Assembleias, Biotônico, Esphinges, Alma Cabocla, Madame Pommery, Ruth e Thadeu José, além da Praça da Bíblia. As melhorias também chegaram ao bairro Vila Mazza, com a identificação das ruas Yoshio Koyama, Ipês e Pedro Trautwein.
Além das placas toponímicas, a sinalização vertical do município foi ampliada com a instalação de 44 novas placas de trânsito em diferentes pontos da cidade. No mesmo período, a operação “Tapa-Buraco” alcançou 21 ruas de 18 bairros, contribuindo para melhores condições de tráfego e mais segurança para condutores e pedestres.
Considerando o acumulado de janeiro a dezembro, a atuação da Secretaria garantiu a revitalização de 416 lombadas, 913 faixas de pedestres, além da implantação de 105 vagas exclusivas para pessoas com deficiência e 35 vagas destinadas a pessoas idosas. No total anual, foram instaladas 1.820 placas de trânsito e 666 placas toponímicas.
O trabalho também avançou na promoção da acessibilidade urbana. Em um ano, foram realizadas melhorias em 170 rampas de acessibilidade, com atenção especial à rua Sete de Setembro e travessas no Centro, ao cruzamento das ruas Said Rafful e Isaura Tavares Paiva e ao encontro da rua Benedito de Lima Franco com a avenida Sebastião de Lima Franco, no Jardim Amazonas.
No mesmo intervalo, a secretaria emitiu 4.912 credenciais para vagas especiais. Deste total, 3.660 foram destinadas a pessoas idosas, sendo 1.062 novas e 2.598 renovações, enquanto 1.252 credenciais foram emitidas para pessoas com deficiência, incluindo 387 novas e 865 renovações.
Pensando no conforto dos usuários do transporte coletivo, a pasta também atuou na ampliação e revitalização dos abrigos em pontos de ônibus, beneficiando quem utiliza o transporte público diariamente. Outras melhorias foram realizadas em diversos locais da cidade, como Parada Tiradentes, estrada das Palmeiras (Chácaras Virgínia), estrada dos Fernandes (Parque Santa Rosa), estrada Fazenda Viaduto (Fazenda Aya), estrada Portão do Honda (Jardim Revista), estrada Variante (Jardim Residencial Nova América), rua Doutor Prudente de Moraes (Jardim Nazareth), rua General Francisco Glicério e rua Agnaldo Cursino, no Sesc.
Para o secretário Claudinei Galo, os números refletem o compromisso da administração com a segurança e a fluidez do trânsito. “O trabalho de revitalização nos diversos pontos de sinalização é feito de forma contínua justamente para garantir a boa fluidez do trânsito e a segurança de motoristas e pedestres. Com quase quatro mil intervenções, conseguimos promover melhorias importantes na cidade”, destacou.
Fresagem Suzano inicia trabalho de fresagem em ruas da Vila Fátima
Nizilda Saúde realiza primeira ação especial do ano na escola Nizilda neste sábado
‘Cidade Saudável’ Prefeito acompanha apresentação de programas do conceito ‘Cidade Saudável’
Meio Ambiente Secretaria de Meio Ambiente transforma pontos de descarte irregular em áreas de lazer
USF Reinauguração da USF Jardim Europa completa dois anos com mais de 174 mil atendimentos
São Sebastião Serviços essenciais serão mantidos durante feriado do Dia de São Sebastião Mín. 15° Máx. 22°
Mín. 14° Máx. 22°
ChuvaMín. 15° Máx. 26°
Chuvas esparsas