A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para a renovação do alerta meteorológico emitido anteriormente em razão da manutenção e intensificação das condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de chuvas intensas em todo o território paulista.
No sábado (17), o tempo ainda será marcado pelo predomínio de sol entre algumas nuvens, favorecendo a elevação das temperaturas e a sensação de calor e abafamento. A partir do período da tarde, a combinação do aquecimento diurno com a umidade proveniente do oceano e da região amazônica deverá favorecer a ocorrência de pancadas de chuva isoladas, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e, de forma pontual, queda de granizo. Trata-se de um cenário típico de verão, com possibilidade de transtornos localizados.
A partir do domingo (18), com previsão de se estender ao menos até a segunda-feira (19), a atuação conjunta do avanço de uma frente fria, da presença de uma área de baixa pressão atmosférica e do fortalecimento do canal de umidade da Amazônia deverá favorecer a ocorrência de chuvas mais generalizadas em todo o Estado de São Paulo.
As chuvas poderão ocorrer com moderada a forte intensidade, acompanhadas por raios, rajadas de vento e queda isolada de granizo. Os modelos indicam risco de elevados acumulados, especialmente entre o domingo e a segunda-feira, com maior potencial para transtornos, sobretudo na faixa leste paulista.
Diante desse cenário, o Gabinete de Crise será instalado no domingo (18) e na segunda-feira (19), com o objetivo de reforçar o monitoramento, a articulação entre os órgãos envolvidos e a pronta resposta às ocorrências.
Muito alto
Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e região de Itapeva;
Regiões de Campinas e Sorocaba;
Alto
Regiões de Bauru e Araraquara;
Regiões de Presidente Prudente, Marília, São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos, Ribeirão Preto e Franca.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo segue em monitoramento contínuo das condições meteorológicas e orienta a população a acompanhar os alertas oficiais, evitar áreas alagadas, encostas e locais sujeitos a quedas de árvores, além de adotar medidas preventivas para reduzir possíveis impactos.
Geral Dezenas de ônibus de uma mesma empresa urbana são apedrejados no DF
São Paulo “Vacina do Butantan contra a dengue é grande contribuição de SP para a saúde pública”, afirma Eleuses Paiva
Portos e Aeroportos Após enchentes, hidrovia da Lagoa dos Patos ganha espaço no escoamento de celulose no Rio Grande do Sul
São Paulo Irmãos suspeitos de receptação de celulares furtados são detidos pela Polícia Civil
São Paulo Previsão do tempo para sábado (17), em SP: sensação de abafamento
São Paulo Governo de SP intensifica vacinação contra sarampo e febre amarela em profissionais do transporte público Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 26°
ChuvaMín. 17° Máx. 23°
Chuva