Sexta, 11 de Julho de 2025 18:39
Geral São Paulo

Carretas do Caminho da Capacitação continuam a circular pela região de Sorocaba nesta segunda (14)

O Fundo Social de São Paulo inicia as aulas do 4º Ciclo do Caminho da Capacitação nesta segunda-feira (14) na região de Sorocaba.

11/07/2025 12h11
Por: Redação Fonte: Secom SP
Na região, o programa terá cursos gratuitos nas áreas de Gastronomia, Beleza e Bem-Estar, Moda, Tecnologia e Inovação, e Mecânica. Foto: Divulgação/Governo de SP
Na região, o programa terá cursos gratuitos nas áreas de Gastronomia, Beleza e Bem-Estar, Moda, Tecnologia e Inovação, e Mecânica. Foto: Divulgação/Governo de SP

O Fundo Social de São Paulo inicia as aulas do 4º Ciclo do Caminho da Capacitação nesta segunda-feira (14) na região de Sorocaba. A iniciativa, que irá percorrer mais 10 municípios da região neste quarto ciclo, oferece cursos gratuitos de qualificação profissional em carretas adaptadas.

O programa é parte dos esforços do governo no combate à pobreza e está inserido no SuperAção SP, ação integrada que visa tirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026. As primeiras aulas começam às 8h desta segunda (14), e as carretas permanecerão por 15 dias em cada cidade, conforme cronograma regional.

Na região, o programa terá cursos gratuitos nas áreas de Gastronomia, Beleza e Bem-Estar, Moda, Tecnologia e Inovação, e Mecânica. O público-alvo inclui adultos a partir de 18 anos, com prioridade para desempregados, inscritos no CadÚnico e mulheres chefes de família. Alguns cursos também podem ser realizados por jovens a partir de 16 anos.

A circulação das carretas é organizada em ciclos regionais. Os dois primeiros ciclos foram realizados na região de Campinas e atendeu 16 municípios, já o terceiro ciclo atendeu 13 municípios na região de Sorocaba. Neste quarto ciclo, os municípios atendidos são: Alumínio, Araçariguama, Ibiúna, Itu, Mairinque, Piedade, Salto, São Roque, Sorocaba e Votorantim.

Sobre as carretas

Cada carreta é adaptada com espaços acessíveis para aulas teóricas e práticas, internet e sistema de reconhecimento facial para controle de presença. A estrutura é montada para cada curso, como cozinhas industriais, estúdios de criação audiovisual e equipamentos de estética e bem-estar.

As aulas são ministradas por profissionais do Centro Paula Souza, com entrega de certificado oficial de conclusão aos alunos que completarem o curso.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site www.cursofussp.sp.gov.br. As confirmações são realizadas conforme as agendas das carretas.

Para mais informações, acesse o site do Fundo Social de São Paulo: www.fundosocial.sp.gov.br ou procure pelo Fundo Social da sua cidade.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.