A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) divulgou uma cartilha orientativa e um infográfico com foco no desenvolvimento urbano sustentável. Os materiais foram criados pela Coordenadoria de Planejamento e Gestão (CPG) para auxiliar os municípios do estado de São Paulo na elaboração e implementação de Planos de Mobilidade Urbana (PMU), ferramentas essenciais para a construção de cidades mais justas e eficientes. Os documentos estão disponíveis para consulta e download gratuitos no site .
A Cartilha “Planejando a Mobilidade – Plano de Mobilidade Urbana”, que foi desenvolvida para facilitar a compreensão e orientar os municípios nesse processo, reforça o papel do PMU como um instrumento transformador capaz de orientar investimentos, organizar o território e garantir a mobilidade como um direito para todos.
Já o Infográfico “Plano de Mobilidade Urbana (PMU)” facilita a compreensão ampla dos dados ao compilar visualmente as etapas básicas do PMU – do diagnóstico às ações estratégicas – e mostra a necessidade de um planejamento orientado por evidências e por escuta social. Além disso, apresenta de forma concisa o que é um PMU, quem deve elaborá-lo, seu conteúdo mínimo e a base legal.
O objetivo é fortalecer o planejamento local e metropolitano, assegurando que os planos municipais estejam articulados com os sistemas de transporte regionais. “Sabemos dos desafios enfrentados pelos municípios na elaboração e qualificação de seus Planos de Mobilidade Urbana. É por isso que a STM, em seu papel de coordenação metropolitana e apoio técnico, disponibiliza estes materiais”, afirma Epaminondas Duarte Junior, coordenador da CPG na STM. “Nosso objetivo é capacitar, orientar e fortalecer o planejamento local”, completa.
Com esta iniciativa, a STM busca incentivar a qualificação dos planos existentes e apoiar os municípios na criação de documentos alinhados às diretrizes nacionais e compatíveis com o planejamento metropolitano, visando promover cidades com melhor qualidade de vida para todos os cidadãos paulistas.
Ao priorizar o transporte público coletivo e os modos não motorizados, o PMU contribui para a redução da emissão de poluentes, promovendo cidades mais saudáveis e sustentáveis. Também atua como instrumento de justiça social, garantindo acessibilidade universal e equidade no acesso aos serviços urbanos, ajudando a reduzir desigualdades.
A STM tem como missão a formulação de políticas públicas que assegurem a mobilidade urbana integrada, segura, acessível e sustentável para concretização do direito social do acesso ao transporte. A Pasta é referência no planejamento e na gestão do transporte metropolitano de passageiros que, diariamente, transporta cerca de 8,5 milhões de pessoas, na média dos dias úteis. Vinculadas à STM, estão a CPTM e o Metrô, além da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado.
São Paulo Governo de SP abre inscrições para projeto que leva público 60+ para destinos turísticos
Portos e Aeroportos Ministro de Portos e Aeroportos apresenta balanço de 2025 e agenda de projetos para 2026
São Paulo Butantan inicia recrutamento de voluntários para ensaio clínico da vacina da dengue em idosos
São Paulo Número de famílias na Tarifa Social Paulista triplica na Baixada Santista após a desestatização da Sabesp
Portos e Aeroportos Renovação de frota e geração de empregos reforçam agenda de sustentabilidade da aviação brasileira
São Paulo Pro Pet SP avança na região metropolitana de São Paulo com castrações gratuitas em janeiro Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 16° Máx. 33°
ChuvaMín. 16° Máx. 24°
Chuvas esparsas