Ficou mais barato fazer exame psicotécnico ou médico para a emissão da CNH em São Paulo. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) publicou no dia 9 de janeiro a Portaria Normativa 49, que limita em R$ 90 a cobrança de cada um desses procedimentos, realizados por clínicas credenciadas ao órgão.
A medida integra o pacote de facilidades ao cidadão promovidas no âmbito da nova CNH Paulista, mais acessível para o cidadão paulista, e atende ao estabelecido pela portaria 927/25 da Senatran – Secretaria Nacional de Trânsito, em vigor desde 12 de dezembro de 2025. A partir dessa portaria, o Detran-SP deixa então de estipular o valor máximo dos exames com base na Lei de Taxas, reduzindo em cerca de 30% (no caso do exame médico) a 40% (exame psicológico) os valores que vinham sendo praticados.
LEIA TAMBÉM: IPVA 2026: calendário de pagamento começa nesta segunda (12)
Em SP, todo o processo está mais simples e barato
Mesmo antes da publicação da Resolução Contran nº 1.020/2025 e da Medida Provisória nº 1.327/2025, o Detran-SP já havia estruturado o planejamento técnico para a readequação do processo de habilitação. Após a publicação das normas da CNH do Brasil, em 10 de dezembro, o Departamento acelerou a execução das mudanças, priorizando a eliminação de etapas desnecessárias, a revisão de fluxos e a redução de custos para o cidadão.
Em tempo recorde, o Detran-SP ajustou seus sistemas e viabilizou a aplicação do exame teórico conforme o novo curso on-line, permitindo que a economia chegue imediatamente ao bolso da população. O cronograma prevê a conclusão da transição muito antes do prazo máximo estabelecido.
Também foi disponibilizado pelo Detran-SP o cadastramento de instrutores autônomos que pretendem atuar conforme as regras da nova CNH do Brasil, fornecendo aulas práticas para os candidatos à emissão do documento. O canal é no SEI externo o serviço “Solicitar autorização para a atividade de instrutor de trânsito”, que permite o peticionamento do requerimento de autorização.
Transparência e previsibilidade
Para garantir acompanhamento claro das mudanças, o Detran-SP lançou a página oficial CNH Paulista ( https://detran.sp.gov.br/cnhpaulista/ ), que reúne o cronograma de implementação e orientações atualizadas à população.
O novo modelo será implantado em etapas, com prioridade para as medidas que reduzem custos ao cidadão. Durante o período de transição, não haverá interrupção dos serviços: o processo de habilitação segue funcionando normalmente, com as melhorias incorporadas de forma contínua, assegurando previsibilidade, transparência e integridade.
São Paulo Butantan inicia recrutamento de voluntários para ensaio clínico da vacina da dengue em idosos
São Paulo SP divulga materiais de apoio para fortalecer planejamento da mobilidade urbana nos municípios
São Paulo Número de famílias na Tarifa Social Paulista triplica na Baixada Santista após a desestatização da Sabesp
Portos e Aeroportos Renovação de frota e geração de empregos reforçam agenda de sustentabilidade da aviação brasileira
São Paulo Pro Pet SP avança na região metropolitana de São Paulo com castrações gratuitas em janeiro
São Paulo Governo de SP abre consulta pública de concessão de segurança hídrica da bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 16° Máx. 33°
ChuvaMín. 16° Máx. 24°
Chuvas esparsas