O Brasil passará a celebrar anualmente, em 19 de junho, o Dia Nacional da Lei Seca. A Lei 15.342 , que institui a data, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada noDiário Oficial da Uniãodesta segunda-feira (12).
O dia escolhido é o mesmo em que foi assinada a Lei Seca, em 2008. Essa legislação ( Lei 11.705 ) estabeleceu a "tolerância zero" para o consumo de bebidas alcoólicas na direção, proibindo que motoristas dirijam sob a influência de álcool ou outras substâncias psicoativas. O texto também criminalizou a infração de dirigir embriagado, com pena de três meses a seis anos de prisão.
Ao longo do tempo, a Lei Seca foi modificada. Em 2016, por exemplo, a recusa ao teste do bafômetro passou a ser considerada infração, com as mesmas punições previstas para quem é flagrado embriagado na direção. Em 2018, foram aumentadas as penas para quem dirige bêbado e provoca a morte de outra pessoa (para até oito anos de prisão) e para quem causa ferimentos graves (até cinco anos).
A nova lei teve origem no PL 3.315/2021 , de autoria do deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ). O projeto foi aprovado em decisão final pelo Senado em dezembro , com relatoria da senadora Jussara Lima (PSD-PI).
A senadora apresentou parecer favorável à iniciativa. Ela argumentou que a Lei Seca merece ser celebrada porque reduziu o número de acidentes provocados pela ingestão de bebidas alcoólicas, mostrando-se um instrumento fundamental de intervenção na saúde pública e de segurança viária no país.
Senado Federal Senadores celebram prêmios do cinema brasileiro no Globo de Ouro
Senado Federal Sancionada doação de equipamentos do Exército ao Paraguai
Senado Federal Tarifa social de energia foi destaque do setor elétrico em 2025
Senado Federal Imóveis ociosos da Previdência poderão ser cedidos para fins sociais
Senado Federal Projeto estabelece objetivos para as ações do Dia Nacional da Diálise
Senado Federal Projeto do Senado que cria incentivos ao setor do cacau é transformado em lei Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 17° Máx. 34°
ChuvaMín. 17° Máx. 32°
Chuva