O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2026 começa na próxima segunda-feira (12) no estado de São Paulo e cerca de 19 milhões de motoristas devem efetuar o recolhimento do imposto.
O proprietário do veículo pode optar por pagar o imposto à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em até cinco vezes (de janeiro a maio), de acordo com o valor do imposto devido.
Neste ano, as tradicionais formas de pagamento, como caixas de autoatendimento, casas lotéricas, internet banking ou aplicativos continuam valendo, mas quem preferir pode optar por efetuar o pagamento via Pix , na comodidade de casa.
Para realizar o pagamento por Pix, o proprietário do veículo deve acessar o sistema da Sefaz-SP com o número do Renavam, selecionar a modalidade de pagamento na modalidade e a forma (à vista, com desconto ou parcelado). Em caso de parcelamento, o sistema fará o cálculo do valor das parcelas. Assim que for gerado o QR Code, o contribuinte terá 15 minutos para acessar seu banco e efetuar a transferência via Pix. Após esse prazo é necessário gerar um novo código.
Quem optar pelo parcelamento não pode esquecer de gerar o código para pagamento das demais parcelas no dia de vencimento, de acordo com o calendário com as datas fixadas pela Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP).
Apenas o sistema oficial da Sefaz-SP está autorizado a gerar o QR Code Pix e a Secretaria não envia o código para pagamento por e-mail, SMS, carta ou qualquer outra forma de comunicação. O próprio cidadão deve emitir seu código no sistema oficial.
Ao ler o QR Code com o aplicativo do banco, certifique-se de que o pagamento é destinado à Secretaria da Fazenda e Planejamento ou à Diretoria Geral de Finanças, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90, em conta do Banco do Brasil. Caso o destinatário do QR code seja diferente, não faça o Pix.
Uma opção para os contribuintes é pagar o imposto com cartão de crédito, à vista ou parcelado. Neste caso, o proprietário do veículo pode efetuar o pagamento nos bancos ou casas lotéricas, à vista ou parcelado em até cinco vezes, mas também tem a opção de recorrer a empresas que podem dividir o imposto em mais de 5 parcelas.
A Sefaz-SP tem uma lista de instituições cadastradas que oferecem condições de parcelamentos diferenciados, mas cobram taxas e juros. É necessário que o contribuinte entre em contato diretamente com a instituição e verifique as melhores taxas e prazos de pagamento. Ao Estado de São Paulo é repassado apenas o valor exato do débito do IPVA.
Quem perdeu o dia de pagamento em janeiro pode ainda fazê-lo em fevereiro. Neste caso, porém, o pagamento deve ser feito em parcela única, sem o desconto de 3% e sem a possibilidade de parcelamento.
São Paulo Verão no Clima movimenta Bertioga com corrida, mutirão e ações ambientais ao longo do dia
Geral Inmet emite alerta de tempestade e vento na Região Sul
São Paulo Plataforma apoiada pela Fapesp ajuda crianças com neurodiversidade e ansiedade
Geral Defesa Civil de SP alerta para ocorrência de chuva forte no estado
São Paulo Grupo da Fatec Zona Leste cria tecnologia que amplia autonomia de deficientes visuais
São Paulo Veja as 50 cidades campeãs de emprego em novembro e no ano em SP Mín. 20° Máx. 33°
Mín. 18° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 34°
Chuva