O Brasil vive uma mudança estrutural no perfil de quem decide abrir um negócio. Segundo a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (GEM 2023), as mulheres já representam 54,6% dos brasileiros que pretendem empreender até 2026. No entanto, esse exército de novas empresárias enfrenta um desafio invisível: a transição do "empreendedorismo por necessidade ou intuição" para a gestão estratégica de alto nível.
Segundo o Sebrae, Pernambuco apresenta um cenário expressivo no empreendedorismo feminino. O estado lidera o ranking regional, com 30% dos negócios sob comando de mulheres, somando mais de 376 mil empreendedoras. Para a mentora e especialista em negócios para mulheres, Aline Portela, esse crescimento precisa ser acompanhado por uma mudança de mentalidade, a fim de evitar o fechamento precoce das empresas.
"Estamos vendo um recorde de intenção de empreender, mas o mercado não aceita mais o amadorismo. Muitas mulheres começam no improviso, confundindo ter um trabalho com ter uma empresa. Se não houver clareza estratégica e um posicionamento de mercado bem definido, esse crescimento pode gerar lucro no curto prazo, mas resultará em exaustão e falência em poucos anos", alerta Aline Portela.
Um dos diferenciais que a especialista aponta para 2026 é a busca por modelos de negócio que priorizem a liberdade de tempo. Aline observa que a "glamourização" do excesso de trabalho está perdendo espaço para a eficiência. "Empreender não pode ser sinônimo de esgotamento. O grande diferencial competitivo até 2026 será a capacidade da empresária de construir processos que permitam que o negócio rode sem a presença dela 24 horas por dia. O lucro sem liberdade é apenas um emprego de luxo com alta carga de estresse", pontua Aline.
A especialista ressalta ainda que posicionamento é um fator chave para quem deseja crescer de forma consistente. "Não basta ter um bom produto ou serviço. Quem não se posiciona de forma estratégica acaba competindo apenas por preço e trabalhando muito mais para ganhar menos", explica Aline Portela.
Negócios Startup Inflow chega ao mercado de sofás do Brasil
Negócios TLP abre 30 vagas para Técnico Multiskill em São Paulo
Negócios TLP abre 80 vagas de Instalador(a) Multiskill Trainee no Rio de Janeiro
Negócios Xtrem by Samsonite apresenta coleção de Voltas Às Aulas 2026
Negócios Consórcio de viagens ganha espaço no planejamento turístico
Negócios Fernando Foz é o novo presidente do Conselho do IBRI Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 33°
ChuvaMín. 18° Máx. 30°
Chuva