A região central da capital paulista terá reforço na segurança durante os principais eventos de fim de ano, o Réveillon na Avenida Paulista e a 100ª Corrida Internacional de São Silvestre. A mobilização começa na noite desta terça-feira (30), em preparação para a maratona, e seguindo até a manhã de quinta-feira (1º).
Mais de 2 mil policiais militares estarão empenhados na operação, com o apoio de cerca de 130 viaturas, para garantir a ordem pública e ampliar a segurança nas imediações dos dois eventos.
A operação contará ainda com a atuação de unidades especializadas da Polícia Militar, incluindo policiamento de choque, trânsito, aviação, Corpo de Bombeiros e o Centro de Operações da PM, responsável pelo monitoramento e apoio estratégico às ocorrências.
Para o acesso do público aos eventos, haverá procedimentos de segurança, como a revista de bolsas e mochilas. O efetivo da Polícia Militar acompanhará a fiscalização, que será realizada por equipes de segurança patrimonial, com o objetivo de impedir a entrada de materiais ilícitos ou que possam oferecer riscos aos frequentadores.
Entre os itens proibidos estão garrafas de vidro, objetos pontiagudos e materiais explosivos, como fogos de artifício, sinalizadores ou quaisquer outros objetos que possam causar lesões ou comprometer a segurança do público.
Com a previsão de grande concentração de pessoas e longa duração dos eventos, a Polícia Militar orienta o público a redobrar a atenção com pertences pessoais, especialmente celulares, bolsas e mochilas, além de permanecer atento aos arredores durante toda a permanência no local.
“Mesmo com o reforço no policiamento, é importante que as pessoas estejam sempre atentas aos arredores. O furto é um crime de oportunidade, por isso é fundamental cuidar dos celulares, bolsas e objetos pessoais durante os eventos”, reforçou o major Gilson de Souza Malagutti, do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPA/M-1), responsável pela área.
A corporação também destaca a importância dos cuidados com a saúde, principalmente em razão do tempo prolongado de permanência do público na região central, da realização dos shows ao longo da tarde e da noite e pela alta de temperaturas.
“Os eventos terão longa duração, então a orientação é que o público se mantenha hidratado e utilize roupas leves. Haverá brigadistas e ambulâncias à disposição para garantir atendimento rápido e a segurança de todos”, completou o major.
São Paulo Louça, banho e mangueira: veja gestos simples que economizam centenas de litros de água
São Paulo Governo de São Paulo mantém maior efetivo policial da história para a virada de ano nas praias paulistas
São Paulo Frequência escolar alcança a melhor marca e 258 mil alunos deixam de faltar às aulas todos os dias na rede estadual de SP
Geral Confira os feriados nacionais e pontos facultativos de 2026
São Paulo Detran-SP dobra fiscalização contra álcool e fecha 2025 com recorde de operações
Geral Anac faz operação em aeroportos com maior fluxo em 15 estados Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 33°
ChuvaMín. 18° Máx. 30°
Chuva