A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5000/25 , que prevê isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para peças e equipamentos necessários para adaptar veículo destinado a pessoa com deficiência.
O relator, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), recomendou a aprovação do texto. “O Estado tem o dever de adotar medidas para garantir a participação plena e efetiva das pessoas com deficiência em todos os aspectos”, afirmou.
A proposta aprovada altera a Lei de Isenção do IPI para Compra de Automóveis . Atualmente, essa norma já beneficia pessoas com deficiência na compra de veículos novos de até R$ 200 mil.
“Trata-se de uma medida justa e necessária, uma vez que parte significativa das pessoas com deficiência não consegue utilizar os veículos sem a adaptação”, disse o autor da proposta, deputado Alfredinho (PT-SP).
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Projeto aprovado atualiza regulamentação de profissionais das áreas de engenharia e agronomia
Câmara Comissão aprova mudanças em regra sobre porte de arma e uso de álcool ou drogas
Câmara Comissão aprova prioridade para mães solo em vagas remanescentes do Sine
Câmara Comissão aprova incentivo à qualificação de pessoas com deficiência no mercado cultural
Câmara Comissão aprova obrigação de agressor pagar tratamento psicológico de vítimas de violência doméstica
Câmara Comissão aprova reserva de vagas para bombeiros civis e brigadistas durante calamidades públicas Mín. 18° Máx. 35°
Mín. 18° Máx. 32°
ChuvaMín. 19° Máx. 31°
Chuva