A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou nesta terça-feira (8) o projeto que reconhece a Chegança como manifestação da cultura nacional. A proposta (PL 2.938/2024), do senador Rogério Carvalho (PT-SE), teve relatório favorável da senadora Jussara Lima (PSD-PI) e agora segue para análise da Câmara dos Deputados.
A Chegança — também conhecida como “Chegança dos Marujos”, “Marujada”, “Chegança dos Mouros”, “Barca” e “Fandango” — é um folguedo popular que narra episódios de batalhas, conquistas e e de devoção religiosa dos marinheiros. A manifestação tem forte presença no Nordeste, especialmente em Sergipe, nos municípios de Laranjeiras, Lagarto e São Cristóvão.
As apresentações misturam elementos da religiosidade popular com tradições náuticas, envolvendo personagens como Capitão, Contramestre, marinheiros e figuras mitológicas, todos com trajes coloridos e acessórios marítimos. As encenações ocorrem especialmente no período natalino e em festas como as de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.
A relatora destaca a importância do reconhecimento como forma de valorização cultural. “Isso fortalece a identidade cultural e promove a diversidade e a inclusão, celebrando a pluralidade da história e da cultura brasileiras” afirma Jussara. Ainda segundo Jussara Lima, pesquisadores como Sílvio Romero e Mário de Andrade registraram a relevância da Chegança em Sergipe, ressaltando a fidelidade dos grupos locais aos textos originais e a qualidade das apresentações dramáticas e musicais.
Vinícius Gonçalves, sob supervisão de Patrícia Oliveira

Senado Federal Proteção contra desconto em benefício previdenciário aguarda votação na CAS
Senado Federal Cigarro eletrônico e passe livre estão entre 100 projetos prontos para votação na CAE
Senado Federal Reforma do Código Civil pode avançar no Senado em 2026
Senado Federal Propostas na CSP miram furtos de celulares seguidos de fraudes
Senado Federal Ampliação da oferta de serviços no SUS é destaque na área da saúde
Senado Federal Subcomissão para Acordo Mercosul-UE deve agilizar ratificação pelo Congresso Mín. 14° Máx. 21°
Mín. 12° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 23°
Chuvas esparsas