A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou nesta terça-feira (8) o projeto de lei que concede a Joinville (SC) o título de Capital Nacional dos Bombeiros Voluntários. O PL 1.588/2022 , do deputado federal Rodrigo Coelho (Podemos-SC), foi relatado favoravelmente pelo senador Esperidião Amin (PP-SC) e segue agora para sanção presidencial.
De acordo com Esperidião Amin, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville é a instituição do gênero mais antiga do Brasil, com origem em 13 de julho de 1892.
O senador destacou no relatório que a criação da corporação partiu da própria comunidade, formada majoritariamente por imigrantes alemães. A motivação, segundo ele, foi a preocupação com a vulnerabilidade das construções de madeira e a ausência de um sistema oficial de combate a incêndios.
O parlamentar lembrou que os equipamentos utilizados no início das atividades eram rudimentares. A primeira bomba manual para combate a incêndios foi comprada na Alemanha e chegou a Joinville em abril de 1893.
“Com o passar dos anos, o Corpo de Bombeiros Voluntários evoluiu e adquiriram equipamentos mais modernos, construíram uma sede própria e desenvolveram rotinas de treinamento, mas sempre com a manutenção do espírito voluntário que o caracterizou desde o início”, citou no relatório.
Senado Federal Proteção contra desconto em benefício previdenciário aguarda votação na CAS
Senado Federal Cigarro eletrônico e passe livre estão entre 100 projetos prontos para votação na CAE
Senado Federal Reforma do Código Civil pode avançar no Senado em 2026
Senado Federal Propostas na CSP miram furtos de celulares seguidos de fraudes
Senado Federal Ampliação da oferta de serviços no SUS é destaque na área da saúde
Senado Federal Subcomissão para Acordo Mercosul-UE deve agilizar ratificação pelo Congresso Mín. 14° Máx. 21°
Mín. 12° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 23°
Chuvas esparsas