O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou lei que institui o Dia Nacional do Ribeirinho, a ser comemorado anualmente em 6 de junho. O objetivo da data é estimular a promoção de ações destinadas a educação, saúde, qualidade de vida e trabalho da população ribeirinha. É o que determina a Lei 15.290 , de 2025, publicada noDiário Oficial da União(DOU) nesta sexta-feira (19).
A lei tem origem no PL 3.738/2021 , do senador Jader Barbalho (MDB-PA). O texto foi aprovado no Senado em outubro de 2023, com relatoria do senador Plínio Valério (PSDB-AM). Na Câmara dos Deputados, a proposta foi aprovada e seguiu para sanção em novembro deste ano.
A data foi escolhida por ser um dia após o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado dia 5 de junho. “Existe um elo entre essas populações e os ecossistemas. É nessa relação com a natureza que as populações tradicionais constroem todo seu modo de vida”, afirma Jader. Para ele, é indiscutível a importância do ribeirinho na preservação dos rios e das matas.
A celebração da data deverá contar com a promoção de eventos e de medidas educativas para estimular a conscientização da sociedade acerca do tema, inclusive medidas de combate ao preconceito. A nova norma prevê a criação de estímulos para preservar a cultura e identidade da população ribeirinha. Além disso, propõe-se o estímulo de ações do poder público para melhorar o bem-estar físico e mental dessa população.
Senado Federal Senado reduz custos dos motoristas: IPVA zero e CNH mais barata
Senado Federal Lei regulamenta profissão de marinheiro de esporte e recreio
Senado Federal Congresso promulga emenda que libera acúmulo de cargos para professores
Senado Federal Sancionada lei que redefine atuação da polícia judicial no Poder Judiciário
Senado Federal Votação do Orçamento é adiada para a tarde, em sessão que pode avaliar vetos
Senado Federal Hospital com serviço social deve orientar sobre benefícios por incapacidade Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 32°
Chuvas esparsas