O Estado de São Paulo registrou, até outubro deste ano, os menores índices de roubos, latrocínios e homicídios desde o início da série histórica em 2001. O resultado reflete o conjunto de ações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), que tem investido em ações de inteligência e modernização tecnológica para ampliar a eficiência do policiamento e das investigações criminais.
Entre essas iniciativas, destaca-se o programa Muralha Paulista, que utiliza câmeras de videomonitoramento para combater a mobilidade criminal e apoiar a redução dos indicadores de segurança pública. A taxa de mortes por 100 mil habitantes, que em 2001 era de 33,3 casos, atingiu a média de 5,53 casos entre novembro de 2024 e outubro de 2025. Esse número é ainda inferior à média de 5,65 registrada no mesmo período ano anterior.
“Essa queda na taxa de mortes demonstra que houve uma mudança no entendimento do crime. A Polícia Militar passou mais tempo fazendo patrulhamento ostensivo, enquanto a Polícia Civil passou a ampliar às investigações, sempre trabalhando de forma integrada”, afirma o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves.
Além de intensificar as ações de segurança pública com a integração de tecnologia e inteligência por meio do Muralha Paulista, o estado também lançou a plataforma SPVida para apoiar o planejamento de políticas de prevenção a crimes violentos, utilizando dados e análises estratégicas. E mais: a secretaria de Segurança Pública também tem reforçado o policiamento e aperfeiçoado as perícias da Polícia Técnico-Científica.
Com essas iniciativas, a taxa de homicídios dolosos vêm caindo de forma contínua. Em 2023, foram registrados 2.605 boletins de ocorrência. No ano seguinte, o total caiu para 2.517. Até outubro deste ano, foram contabilizadas 2.011 vítimas.
Os latrocínios também atingiram o menor patamar desde 2001. Em dez meses, foram registrados 109 casos, queda de 24,3% em relação ao ano anterior, que contabilizou 144 ocorrências.
Os roubos em geral, incluindo carga e banco, tiveram redução de 15% em todo o estado. O total caiu de 162mil registros para 137 mil ocorrências, sendo o menor número em 25 anos.
São Paulo Governo leva Pro Pet SP para Cabreúva, Indaiatuba e Campinas com quase 900 castrações
São Paulo CPTM terá alteração na circulação no fim de semana de 20 e 21 de dezembro
São Paulo Casal é preso com quase 350 kg de cocaína em rodovia do interior de SP
São Paulo Confira as atrações natalinas de Ribeirão Preto, Franca e Barretos e escolha seu destino para celebrar o Natal em família
São Paulo Estádio Ícaro de Castro Mello ganhará nova raia, telões e mais de 10 mil novos assentos
São Paulo IPVA 2026: veja como conseguir desconto no estado de SP Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 32°
Chuvas esparsas