O Governo de São Paulo lançou nesta quinta-feira (11) a quarta rota temática. Depois das Rotas do Vinho de São Paulo, Rotas do Café de São Paulo, Rotas do Queijo, é a vez de prestigiar um dos destilados mais emblemáticos do país, com quase 500 anos de história: a cachaça. Na região do Circuito das Águas e Nascentes, os municípios de Amparo, Monte Alegre do Sul, Serra Negra e Socorro representam das Rotas da Cachaça . A rota reúne produtores tradicionais e atrativos culturais que valorizam a bebida símbolo do Brasil. O projeto é coordenado pela Casa Civil e conta com as contribuições das Secretarias de Turismo e Viagens; de Agricultura e Abastecimento; de Cultura e Economias Criativas; de Desenvolvimento Econômico e da Invest SP.
A Rota Circuito das Águas e Nascentes é um convite para conhecer os segredos da bebida alcoólica mais antiga do Brasil em meio a paisagens deslumbrantes. Entre os destaques estão a Fazenda Benedetti, referência desde 1929, e a Brisa da Serra Destilaria, em Monte Alegre do Sul, conhecida por sua produção premiada. Em Amparo, o visitante encontra a Cachaça da Torre, a Fina Flor e a tradicional Fazenda Atalaia, enquanto Monte Alegre do Sul abriga a Cachaça Campanari, e Piracaia, a cachaçaria Choro da Cana. A rota inclui ainda o Alambique Família Silotto, em Serra Negra, e a Cachaçaria Nono Alpi, em Socorro, que preservam técnicas centenárias. Confira os participantes da rota em https://www.rotasdacachaca.sp.gov.br .
O projeto Rotas da Cachaça reúne oito circuitos em 65 municípios paulistas, fortalecendo o turismo rural e a economia criativa. São Paulo é líder nacional na exportação de cachaça e concentra 46% da produção brasileira, com destilarias que unem tradição e inovação.
“Cada produtor é um guardião da história e da qualidade da cachaça paulista. Essa rota é uma celebração da cultura e da hospitalidade do nosso interior”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.
Atualmente, existem 1.266 estabelecimentos elaboradores de cachaça registrados no Brasil, de acordo com o Anuário da Cachaça 2025, do Ministério da Agricultura e Pecuária. O estado de São Paulo experimentou crescimento de 5,9% nos registros de estabelecimentos elaboradores de cachaça registrado em 2024 de acordo com o anuário.
Geral Programa de segurança paulista viola direitos, apontam instituições
São Paulo Novo reservatório em Salesópolis dobra oferta de água para população
Portos e Aeroportos Governo Federal apresenta avaliação do Plano Nacional de Logística 2050
São Paulo Detran-SP lança página especial para orientar população sobre a nova CNH Paulista
São Paulo Plano Integrado de Transporte Urbano 2050 terá participação da CPTM e Metrô
São Paulo Governo de São Paulo sanciona marco legal do Sistema Único de Assistência Social Paulista Mín. 14° Máx. 22°
Mín. 14° Máx. 23°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 27°
Chuvas esparsas