Quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode concorrer a 1.500 vagas em cursos de graduação da USP pelo processo seletivo Enem-USP . As inscrições estão abertas até as 12h do dia 19 de dezembro, data que também é o prazo para o pagamento da taxa de inscrição, de R$ 11. Estão isentos da taxa inscritos no vestibular Fuvest 2026 que obtiveram isenção de taxa, candidatos que se enquadrem nas categorias EP (escola pública) e PPI (pretos, pardos e indígenas) e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A inscrição deve ser realizada pelo site da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelo processo de ingresso da Universidade, neste link .
Podem se inscrever estudantes que já concluíram, ou que concluirão em 2025, o Ensino Médio ou equivalente, além de portadores de diploma de curso superior reconhecido e devidamente registrado, desde que tenham participado do Enem 2025 como candidatos regulares. A classificação dos candidatos e a convocação dos selecionados é realizada segundo os critérios definidos pela Pró-Reitoria de Graduação da USP. Todas as informações estão disponíveis neste link .
Das 1.500 vagas, 684 vagas são destinadas à Ampla Concorrência (AC), 512 vagas para estudantes EP (egressos de escolas públicas), e 304 vagas para estudantes PPI (pretos, pardos e indígenas). Todos os inscritos concorrem às vagas de Ampla Concorrência e podem optar, no momento da inscrição, por participar também das Políticas de Ações Afirmativas. É possível conferir a tabela de vagas por curso clicando aqui .
A Fuvest vai divulgar as listas de convocados (chamadas) na página Enem-USP . Serão realizadas três chamadas regulares, seguidas das convocações da Lista de Espera, destinada ao preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. As datas de matrícula e prazos são divulgados na mesma página.
Como funciona o Enem-USP
Os cursos oferecidos no processo seletivo Enem-USP 2026 agrupam-se nas Áreas do Conhecimento: Ciências Biológicas e da Vida (B); Ciências Exatas e Tecnológicas (E) e Ciências Humanas e Sociais (H), conforme detalhado na Tabela de Vagas .
O candidato escolhe uma única Área do Conhecimento e pode selecionar, em ordem de prioridade, até o máximo de três cursos pretendidos. É possível alterar as opções de curso das 12h do dia 20 de janeiro de 2026 até as 12h do dia seguinte, 21 de janeiro.
No dia 23 de janeiro será divulgada a primeira chamada de aprovados, com pré-matrícula virtual disponível de 27 a 30 de janeiro. A segunda chamada de aprovados será no dia 3 de fevereiro, com pré-matrícula nos dias 4 a 6 do mesmo mês. E a terceira chamada será no dia 10 de fevereiro, com pré-matrícula nos dias 11 a 13.
Se as vagas não forem preenchidas, ainda haverá a possibilidade de participar da lista de espera. A manifestação de interesse em participar dessa lista será nos dias 19 e 20 de fevereiro. Estão programadas três chamadas para os classificados na lista de espera: no dia 3 de março (primeira lista), no dia 10 de março (segunda lista) e em 17 de março (terceira lista).
Ações afirmativas
Na inscrição para o Enem-USP 2026 o candidato informa se concorrerá às vagas destinadas às Políticas de Ações Afirmativas, agrupadas nas modalidades:
A pontuação final do candidato poderá variar para cada curso de acordo com a ponderação dos pesos com as notas referentes às provas do Enem do ano de 2025, estabelecidos pelas Unidades da USP.
As provas do Enem, seu calendário, e seus programas, formato, conteúdo e critérios de pontuação são de responsabilidade do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Mais informações estão disponíveis na Resolução do Enem USP e no site https://www.fuvest.br/enem-usp .
São Paulo Governo de São Paulo entrega novo espaço do Bom Prato Ribeirão Preto
São Paulo COMUNICADO
São Paulo Parceria com OCDE fortalece Radar Anticorrupção do Governo de SP
Portos e Aeroportos Manutenção das hidrovias assegura serviços bancários e previdenciários a populações ribeirinhas do Amazonas
São Paulo Governo de SP conquista aprovação do BID para investir R$ 1 bilhão na Saúde
Geral Funcionários da Petrobras entram em greve por tempo indeterminado Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 12° Máx. 20°
Chuvas esparsas