O jovem Richard de Campos Silvério, de 18 anos, morador de Tatuí (SP), é o primeiro brasileiro aprovado no exame teórico da CNH dentro do novo modelo, implantado a partir das mudanças federais. O feito marca o protagonismo de São Paulo na implementação da CNH mais simples, rápida e acessível.
Richard havia iniciado o processo em março, contratando uma autoescola e chegando a fazer duas aulas teóricas presenciais. No entanto, precisou interromper o curso por incompatibilidade de agenda. Com a liberação do novo formato, concluiu o curso teórico on-line em poucas horas e agendou o exame no mesmo dia, podendo agora seguir para as aulas práticas e finalizar a habilitação.
“Comprei meu veículo em março, mas não posso usar porque ainda não tinha CNH. Agora, com o processo mais rápido, vai facilitar muito minha vida, o deslocamento para o trabalho, a faculdade e o lazer”, afirma o estudante de Letras. Ele conta que acompanhava a previsão das mudanças e, assim que houve o anúncio, acessou o aplicativo CNH do Brasil, concluiu o curso na quinta-feira (09) e, no mesmo dia, pagou a taxa no site do Detran-SP e agendou a prova teórica para este sábado (13). “Foi tudo muito rápido. A plataforma é intuitiva e já estou liberado para a aprendizagem prática”, comemora.
LEIA TAMBÉM: Projeto de lei do Governo de SP propõe isentar IPVA de mais de 50% da frota de motos do estado
Em SP, mais simples e barato
Mesmo antes da publicação da Resolução Contran nº 1.020/2025 e da Medida Provisória nº 1.327/2025, o Detran-SP já havia estruturado o planejamento técnico para a readequação do processo de habilitação. Após a publicação das normas, em 10 de dezembro, o Departamento acelerou a execução das mudanças, priorizando a eliminação de etapas desnecessárias, a revisão de fluxos e a redução de custos para o cidadão.
Em tempo recorde, o Detran-SP ajustou seus sistemas e viabilizou a aplicação do exame teórico conforme o novo curso on-line, permitindo que a economia chegue imediatamente ao bolso da população. O cronograma prevê a conclusão da transição muito antes do prazo máximo estabelecido.
“Já conseguimos aplicar o exame teórico da CNH Paulista dentro dos novos parâmetros, o que demonstra nosso compromisso com uma CNH mais rápida, acessível e barata”, afirma Lucas Papais, diretor de Atendimento do Detran-SP. “Quem já concluiu o curso teórico pelo aplicativo CNH do Brasil pode nos procurar para agendar o exame. Em caso de aprovação, o candidato segue para as aulas práticas, seja em autoescola ou com instrutor autônomo.”
Transparência e previsibilidade
Para garantir acompanhamento claro das mudanças, o Detran-SP lançará na próxima semana a página oficial CNH Paulista, que reunirá o cronograma de implementação e orientações atualizadas à população.
O novo modelo será implantado em etapas, com prioridade para as medidas que reduzem custos ao cidadão. Durante o período de transição, não haverá interrupção dos serviços: o processo de habilitação segue funcionando normalmente, com as melhorias incorporadas de forma contínua, assegurando previsibilidade, transparência e integridade.
Geral Quatro dias após ventania, SP tem mais de 60 mil clientes sem luz
Geral Ministério diz que Enel pode perder concessão se não cumprir metas
São Paulo Polícia de São Paulo prende homem acusado de extorquir turistas no aeroporto de Guarulhos
São Paulo Vai usar o metrô para as compras de Natal? Veja dicas de segurança
São Paulo Professora da USP analisa as razões para baixas taxas de vacinação no Brasil e em relação a outros países
Geral Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 27°
ChuvaMín. 18° Máx. 30°
Chuva