A Secretaria Municipal de Saúde iniciou uma nova etapa de capacitação voltada ao combate à dengue, com foco em uma estratégia inovadora que simula criadouros para atrair o mosquito Aedes aegypti fêmea. A formação ocorreu nesta terça-feira (09/12) na Unidade de Saúde da Família (USF) Marsal Lopes Rosa, na Vila Amorim, reunindo Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e a equipe da Divisão de Controle de Zoonoses. A unidade será a primeira a receber o dispositivo.
A tecnologia consiste em uma “armadilha” feita com um balde preto contendo água, que atrai a fêmea do mosquito para depositar ovos. Ao pousar sobre uma gaze especial, impregnada com uma substância ativa, o inseto é contaminado — o que impede a eclosão das larvas e reduz drasticamente a população de mosquitos transmissores.
Além do efeito direto, o produto aderido ao corpo da fêmea é automaticamente levado a outros pontos onde ela pousa — como pneus, vasos, calhas e demais criadouros — ampliando o alcance da ação. Dessa forma, a estratégia elimina larvas em locais muitas vezes inacessíveis às equipes de controle.
A ferramenta é considerada ecologicamente segura, pois não utiliza energia elétrica, não afeta outros insetos e contribui para reduzir também os riscos de transmissão de zika vírus e chikungunya. Já é utilizada em hospitais, condomínios, resorts e áreas residenciais como método eficiente de controle vetorial.
De acordo com a coordenadora da Divisão de Controle de Zoonoses, Priscila Arap, a implantação começará por regiões com maior propensão à proliferação do mosquito. “Temos a intenção de colocar, nesse primeiro momento, não só na Vila Amorim como também na Vila Urupês, para avaliar como serão os resultados”, explicou.
O secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, afirmou que a iniciativa integra um conjunto de medidas que vêm sendo reforçadas com a chegada do período mais quente do ano. “Buscamos soluções efetivas que possam se somar ao nosso trabalho de rotina. Por isso, é fundamental capacitarmos nossos profissionais sobre o funcionamento desta estratégia para garantir êxito e preservar a saúde da população”, declarou.
EDP EDP inicia retirada de fiação irregular em mais de 50 ruas de Suzano
Copa do Mundo Serviços essenciais de Suzano serão mantidos durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
Casarão Casarão das Artes recebe 4º Encontro de Violão do Profart neste sábado em Suzano
Casa de Cultura População de Palmeiras ganha nova Casa de Cultura e amplia acesso à arte e à educação
Meio Ambiente No Mês do Meio Ambiente, Suzano ultrapassa marca de 500 árvores plantadas em 2026
32º Batalhão Prefeito participa de solenidade de Valorização Militar do 32º Batalhão