A campanha “Laço Branco”, organizada nesta quinta-feira (11/12) pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, reuniu uma plateia majoritariamente composta por servidores homens no Anfiteatro Orlando Digenova, no centro de Suzano. O encontro teve como objetivo fortalecer o compromisso masculino no enfrentamento à violência contra a mulher e ampliar o debate dentro do serviço público.
Participaram do evento o vice-prefeito Said Raful, o secretário da pasta, Geraldo Garippo, o controlador geral do município, César Braga, e o presidente da Câmara, Artur Takayama. Todas as autoridades destacaram a responsabilidade coletiva na garantia dos direitos das mulheres e na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A formação propôs reflexões sobre desigualdade estrutural, patriarcado, socialização masculina e violência doméstica, utilizando dinâmicas participativas e experiências práticas. Para conduzir o diálogo, foi convidado o psicólogo e sociólogo Flávio Urra, coordenador do programa “E Agora, José?” e do curso Gênero e Masculinidades, ambos reconhecidos nacionalmente por sua atuação na desconstrução do machismo e na responsabilização de agressores.
O secretário Geraldo Garippo reforçou que a iniciativa estimula a denúncia, o acolhimento e relações mais igualitárias, integrando o conjunto de políticas públicas fortalecidas pela administração municipal. Já o vice-prefeito disse que a mobilização é essencial para transformar atitudes cotidianas. “Precisamos de homens conscientes e preparados para construir uma cidade onde todas as mulheres se sintam seguras”, afirmou Said.
EDP EDP inicia retirada de fiação irregular em mais de 50 ruas de Suzano
Copa do Mundo Serviços essenciais de Suzano serão mantidos durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
Casarão Casarão das Artes recebe 4º Encontro de Violão do Profart neste sábado em Suzano
Casa de Cultura População de Palmeiras ganha nova Casa de Cultura e amplia acesso à arte e à educação
Meio Ambiente No Mês do Meio Ambiente, Suzano ultrapassa marca de 500 árvores plantadas em 2026
32º Batalhão Prefeito participa de solenidade de Valorização Militar do 32º Batalhão