A Prefeitura de Suzano garantiu R$ 1 milhão em emenda parlamentar do deputado federal Marcio Alvino para impulsionar novos investimentos ambientais no município. O recurso foi confirmado durante uma agenda técnica realizada nesta quarta-feira (10/12) em Brasília, onde o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, representou o prefeito Pedro Ishi em reuniões no Congresso Nacional e no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
A emenda será destinada a projetos sustentáveis e melhorias estruturais em Suzano, fortalecendo iniciativas de conservação, infraestrutura verde e ações alinhadas às metas ambientais do município. Segundo Chiang, o encontro reforçou o compromisso da gestão com políticas responsáveis e planejadas.
“Foi uma agenda extremamente produtiva, na qual tive a honra de representar nosso prefeito Pedro Ishi e o sempre prefeito Rodrigo Ashiuchi. A confirmação dessa emenda é fruto de uma articulação séria, que garante mais estrutura e capacidade de ação para nossa pasta. Agradeço ao deputado Marcio Alvino pela confiança e parceria em favor de Suzano”, afirmou o secretário.
Marcio Alvino destacou a seriedade da gestão suzanense e o alinhamento do município com as políticas ambientais nacionais. O parlamentar ressaltou que a cidade vem apresentando avanços expressivos desde a administração do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi, ampliados pela atual gestão de Pedro Ishi.
Além das agendas no Legislativo, Chiang esteve no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, onde foi recebido pela coordenadora-geral da Secretaria Nacional de Mudança do Clima, Karine Lopes, e pelo assessor técnico Daniel Farias. A reunião tratou de programas federais de sustentabilidade urbana, apoio técnico aos municípios e acesso a recursos internacionais.
O encontro reforçou a conexão de Suzano às políticas de adaptação climática, infraestrutura verde e soluções baseadas na natureza, consolidando o município como referência nacional em gestão de resíduos sólidos — área na qual lidera o ranking brasileiro entre mais de 400 cidades.
“Suzano tem obtido resultados expressivos nas políticas ambientais, com boas práticas como os ecopontos, o ‘Cata-Treco’, a ‘Caçamba Verde’ e a destinação ambientalmente correta de resíduos. Seguiremos inovando, buscando recursos e fortalecendo a agenda ambiental com técnica e planejamento”, concluiu André Chiang.
As articulações em Brasília evidenciam o alinhamento entre os governos municipal, estadual e federal na construção de uma Suzano mais sustentável, resiliente e integrada às políticas ambientais nacionais.
EDP EDP inicia retirada de fiação irregular em mais de 50 ruas de Suzano
Copa do Mundo Serviços essenciais de Suzano serão mantidos durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
Casarão Casarão das Artes recebe 4º Encontro de Violão do Profart neste sábado em Suzano
Casa de Cultura População de Palmeiras ganha nova Casa de Cultura e amplia acesso à arte e à educação
Meio Ambiente No Mês do Meio Ambiente, Suzano ultrapassa marca de 500 árvores plantadas em 2026
32º Batalhão Prefeito participa de solenidade de Valorização Militar do 32º Batalhão