A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realiza, nesta segunda-feira (9), audiência pública para discutir a carreira militar e o sistema de proteção social dos militares. O debate será realizado às 10 horas, no plenário 3, e será interativo.
O debate atende a pedido da deputada Erika Kokay (PT-DF). Segundo a parlamentar, milhares de jovens incorporados anualmente às Forças Armadas pelo serviço militar obrigatório, além daqueles que ingressam de forma voluntária e temporária, não contam com a devida proteção social nem com assistência adequada à saúde. Ela afirma que esse quadro atinge militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica em diferentes especialidades técnicas.
A deputada aponta ainda problemas no Fundo de Saúde do Exército (Fusex), citando reclamações de militares da reserva remunerada, reformados e pensionistas sobre a demora na liberação de encaminhamentos para exames e tratamentos em clínicas e hospitais conveniados. Segundo ela, a situação tem sido percebida como discriminatória.
“Diante disso, a realização da audiência pública se faz imprescindível, de modo a oportunizar amplo debate sobre a realidade enfrentada por esses militares e buscar encaminhamentos que contribuam para a reparação das desigualdades e para a melhoria das condições de saúde e de carreira no âmbito das Forças Armadas”, afirma.
Câmara Comissão aprova projeto que cria o Estatuto do Turista
Câmara Comissão aprova programa de sementes nativas para ampliar restauração ambiental
Câmara Comissão aprova representação de consumidores-geradores nos conselhos do setor elétrico
Câmara Orçamento 2026: programas de assistência social terão R$ 301 bilhões
Câmara Comissão especial vota parecer sobre regulamentação do trabalho por aplicativo
Câmara Comissão aprova projeto que criminaliza erotização infantojuvenil em redes sociais Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 21°
ChuvaMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas