O avanço das tecnologias de inteligência artificial (IA) tem impactado diferentes setores da economia. No campo jurídico, por exemplo, a necessidade de precisão, responsabilidade e respeito às normas éticas tornaram o desenvolvimento de soluções digitais voltadas à advocacia uma tarefa complexa.
Nesse cenário, a plataforma JusDinâmico, pertencente ao ecossistema de soluções jurídicas do Grupo Adali, anuncia o lançamento da ferramenta Dinâmico IA, uma inteligência artificial proprietária desenvolvida especialmente para atender às demandas reais da rotina jurídica brasileira.
Treinada com um amplo conjunto de dados e com a capacidade de validação de leis dentro da jurisprudência consolidada, súmulas, legislações e doutrinas atualizadas, além de instruções normativas e documentos públicos, a ferramenta tem como objetivo refletir padrões linguísticos e argumentativos típicos do Direito brasileiro.
"O resultado é uma IA que pode entender não apenas o que escrever, mas também como um advogado brasileiro escreve, argumenta e estrutura seu raciocínio jurídico, cuidando da individualidade de cada caso", explica Gian Nunes, cofundador do Grupo Adali e especialista em tecnologia.
A advogada Priscila Pinheiro, CEO do Grupo Adali, ressalta que o principal desafio no desenvolvimento da solução foi equilibrar tecnologia avançada com rigor jurídico.
"Enquanto a maioria das IAs é treinada para responder amplamente a diversos temas, o Dinâmico IA pode compreender não apenas a linguagem jurídica, mas também as implicações éticas e técnicas jurídicas", afirma.
Segundo ela, garantir que o sistema se limitasse ao ordenamento jurídico brasileiro exigiu uma curadoria rigorosa de fontes, evitando qualquer influência de legislações estrangeiras.
"O treinamento da ferramenta foi estruturado a partir de bases jurídicas nacionais selecionadas, como decisões judiciais de diferentes tribunais, doutrinas, códigos legais e modelos de peças utilizadas na prática forense", comenta.
Para assegurar que o sistema trabalhe apenas com informações nacionais, a equipe adotou uma arquitetura de modelo fechado e especializado que deixa de buscar respostas em conteúdos genéricos ou na internet. Dessa forma, toda a base é composta por materiais validados e atualizados, com recortes específicos da legislação brasileira.
"Essa especialização pode evitar a contaminação por informações irrelevantes ou conflitantes, problema comum em modelos generalistas. Além disso, o uso da IA é exclusivo para advogados, buscando garantir que haja validação final do profissional", destaca Nunes.
Recentemente, a OpenAI, responsável por modelos como o ChatGPT, alterou suas políticas de uso para impedir que suas ferramentas fossem utilizadas em diagnósticos médicos ou orientação jurídica personalizada, áreas que exigem licença profissional. Para a CEO do Grupo Adali, a decisão evidencia a necessidade de tecnologias especializadas, capazes de atender às exigências de setores regulados sem comprometer a segurança dos usuários.
"Na prática, o Dinâmico IA se posiciona como um recurso que é capaz de ampliar as capacidades do advogado, sem substituí-lo. Por isso, nosso compromisso segue firme com a ética, a técnica e o respeito à atuação jurídica", afirma Pinheiro.
Os próximos passos envolvem a expansão das funcionalidades da plataforma com recomendações de estratégias com base em casos semelhantes, otimização da experiência do chat jurídico e utilização da base interna de propriedade intelectual de cada escritório.
"A meta é tornar o Dinâmico IA mais completo, um verdadeiro copiloto jurídico que acompanha o advogado desde a triagem do caso até a conclusão de um recurso", conclui Nunes.
Para saber mais, basta acessar: https://jusdinamico.com.br/
Tecnologia Ransomware pós-quântico acende alerta na cibersegurança
Tecnologia Grant Thornton aponta cinco ações para proteger PMEs
Tecnologia Estudo do ISG menciona Falconi pelo uso de IA em gestão
Tecnologia Cinema Nosso celebra 25 anos com a missão de democratizar o áudio
Tecnologia Reforma tributária exige automação e integração digital Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 21°
ChuvaMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas