A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) prestigia a última edição da bocha paralímpica do ano, o Campeonato Brasileiro de Bocha. A competição que começou neste domingo (7) e vai até o próximo sábado (13), conta com a participação de 121 atletas inscritos, divididos em 43 equipes de todo o país. As disputas acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo.
O Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica marca um momento importante da modalidade no país, reunindo atletas de alto rendimento que carregam consigo trajetórias de excelência e superação. Para o Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) – Marcos da Costa, a competição reforça o compromisso permanente com o fortalecimento do paradesporto e com a oferta de condições técnicas adequadas para o desenvolvimento dos atletas.
É um privilégio enorme ver os nossos atletas entrarem em quadra para disputar mais um Campeonato Brasileiro de Bocha. O torneio reflete bem e demonstra, na prática, como o investimento contínuo no paradesporto transforma realidades. Estamos ampliando a estrutura, fortalecendo programas como o Time São Paulo e garantindo que cada atleta tenha o suporte necessário para evoluir, competir em alto nível e alcançar seus objetivos dentro e fora das quadras”, afirmou.
Entre os destaques confirmados para a disputa, o Time SP carrega grandes nomes de referência da bocha paralímpica brasileira. Maciel de Sousa Santos, por exemplo, chega ao torneio após conquistar o ouro na classe BC2 da etapa da China da Copa do Mundo de Bocha Paralímpica 2025, vencendo a final por 9 a 0. Também nesta temporada, contribuiu para a campanha de ouros da delegação brasileira na bocha. Resultado que demonstrou sua consistência e alto desempenho na quadra.
Já Evelyn Vieira de Oliveira carrega no currículo o ouro nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016, conquistado nas duplas mistas BC3, ao lado da colega Evani Soares da Silva Calado. Sua longa trajetória e experiência internacional reforçam a força do Time São Paulo para o Campeonato Brasileiro.
Completa o quarteto a própria Evani, que, além de integrar a seleção nacional, soma torneios internacionais e convocações recentes, um reflexo de sua dedicação e evolução constante. E também Laissa Polyanna Guerreira da Silva Vasconcellos Teixeira, cuja convocação demonstra o compromisso do Time São Paulo em investir em novos talentos com potencial de crescimento e resultados.
Juntos, eles representam o equilíbrio entre experiência e renovação, reunindo títulos internacionais, trajetórias de sucesso e perspectiva de novos pódios no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica.
Time São Paulo
O Time São Paulo Paralímpico é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da SEDPcD, em parceria com o CPB, que apoia o desenvolvimento de atletas com deficiência e promove a inclusão por meio do esporte. Mais que resultados e medalhas, o programa reforça oportunidades, investimento e respeito ao protagonismo das pessoas com deficiência.
Serviço
Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpico
Data: De 7 a 13 de dezembro
Horário: A partir das 9h
Local: Centro de Treinamento Paralímpico (CTPB)
Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani – São Paulo/SP – CEP 04.329-000
São Paulo Atleta do Centro de Excelência conquista três medalhas no Brasileiro de Atletismo Paralímpico
São Paulo Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos em quatro regiões do estado de SP
São Paulo Caminho da Capacitação: curso de banho e tosa impulsiona sonho antigo de casal de Tupi Paulista
São Paulo Etecs de SP conquistam 11 prêmios na Feira Virtual InovaMente 2025
São Paulo Muralha Paulista: após implementação, índices criminais de Santo André despencam
São Paulo Com tecnologia, Detran-SP localiza veículo clonado e resolve problema: ‘alívio e eficiência’ Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 21°
ChuvaMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas