O Governo de São Paulo participa, no Rio de Janeiro, da 14ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Com a Segurança Pública como tema central, o encontro reúne os governadores dos sete estados dessas regiões para alinhar políticas públicas e ampliar a cooperação no enfrentamento ao crime organizado, um dos principais desafios comuns ao grupo.
Ao lado dos demais chefes de Executivo, o governador Tarcísio de Freitas integrou nesta sexta-feira (5) painéis que discutiram propostas de ações coordenadas de inteligência e operações conjuntas para combater os grupos criminosos. O encontro também aprofundou o debate sobre a PEC 18, em análise no Congresso Nacional, que propõe uma reorganização do modelo federativo e da governança da segurança no país.
“É fundamental a cooperação. Se não houver intercâmbio rápido e oportuno de informações, não teremos sucesso no combate ao crime. Os estados aqui representados estão dando demonstrações de coragem porque o problema está no foco, no centro da atenção do brasileiro e só vai ser resolvido com estratégia e determinação. Existem muitas medidas a serem tomadas, mas a principal é mudança de atitude e é isso que estamos mostrando aqui”, afirmou o governador.
Participaram também dos painéis os deputados federais Guilherme Derrite (ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo) e Dr. Luizinho, além do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (por vídeo).
A programação desta sexta-feira incluiu ainda visita ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), onde os governadores e secretários de segurança foram recepcionados pelo comandante do Bope, Marcelo Corbage.
Na ocasião, o governador Cláudio Castro entregou a Medalha de Mérito Operações Policiais Especiais ao governador Tarcísio de Freitas e às demais autoridades.
A Medalha do Bope foi criada para homenagear os policiais militares fluminenses ou de outros estados, autoridades civis, militares das Forças Armadas e colaboradores que tenham contribuído com a evolução e engrandecimento das atividades do Bope da PMERJ.
Além dos painéis, que contaram com a participação dos governadores, o evento reuniu equipes técnicas na quinta-feira (5) para discutir novas propostas em oito câmaras temáticas: Segurança Pública; Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico; Governo e Gestão; Saúde; Educação; Desenvolvimento Humano; e Regulação.
Ao fim do encontro, no sábado (6), será apresentada a Carta do Rio de Janeiro, documento que reunirá os compromissos firmados entre os estados do Sul e Sudeste para a agenda integrada de desenvolvimento e segurança das regiões.
Realizado desde 2019, o Cosud se dedica a propor ações conjuntas para diversas áreas, como Meio Ambiente, Segurança Pública, Assistência Social, Cultura, Infraestrutura, Saúde, Esporte, Turismo, Mobilidade, Educação, Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Eficiência na Gestão.
A edição anterior do encontro foi realizada em Curitiba, em agosto deste ano. Ao fim da reunião, os governadores assinaram a Carta de Curitiba, documento que firmava uma série de compromissos pela proteção da Mata Atlântica.
São Paulo Previsão do tempo para quinta-feira (22), em SP: tempo firme predomina
São Paulo Crianças de centro de acolhimento visitam o restaurante Bom Prato em Campinas
Portos e Aeroportos Editais do primeiro bloco de leilões portuários de 2026 são publicados
São Paulo Governo de SP entrega 355 unidades habitacionais na região de Sorocaba
São Paulo Governo de SP disponibiliza ajuda humanitária aos municípios de Peruíbe e Itapecerica da Serra
Portos e Aeroportos Editais dos primeiro bloco de leilões portuários de 2026 são publicados Mín. 14° Máx. 21°
Mín. 12° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 23°
Chuvas esparsas