O estado de São Paulo ganhou oito novas Estâncias Turísticas após a aprovação, por unanimidade, de dois projetos de lei pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Um deles é o PL 1.274/2025, de autoria do Governo de São Paulo, que eleva de 70 para 78 o número de municípios classificados nessa categoria. A sanção do governador Tarcísio de Freitas deve ocorrer nos próximos dias.
Foram promovidos os municípios de Tatuí, Jaú, Botucatu, Guararema, Sertãozinho, Buritama, Apiaí e Barra do Turvo, após cumprirem todos os requisitos do ranqueamento finalizado em 2024.
A ampliação só foi possível graças à aprovação de outro projeto do Executivo, o PL 1.273/2025, votado em Plenário na quarta-feira (3). A proposta aumenta o número de cidades aptas a receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (Fumtur). Até então, o limite era de 70 Estâncias Turísticas e 140 Municípios de Interesse Turístico (MITs). Com a sanção do novo texto, os tetos passam a ser de 80 estâncias e 165 MITs.
A relação completa com a classificação dos municípios no ranqueamento está disponível no site da Alesp e abaixo). Entre os critérios avaliados estão indicadores de infraestrutura, governança, oferta de atrativos, serviços turísticos, eventos, equipamentos culturais e capacidade de gestão.
Com a nova estruturação, a rede de municípios turísticos paulistas – aptos a receber recursos neste momento – passa a contar com 78 Estâncias Turísticas e 136 Municípios de Interesse Turístico (MITs). Os 70 novos MIT titulados em agosto poderão acessar os recursos após participarem do próximo ranqueamento em 2027.
São Paulo Previsão do tempo para quinta-feira (22), em SP: tempo firme predomina
São Paulo Crianças de centro de acolhimento visitam o restaurante Bom Prato em Campinas
Portos e Aeroportos Editais do primeiro bloco de leilões portuários de 2026 são publicados
São Paulo Governo de SP entrega 355 unidades habitacionais na região de Sorocaba
São Paulo Governo de SP disponibiliza ajuda humanitária aos municípios de Peruíbe e Itapecerica da Serra
Portos e Aeroportos Editais dos primeiro bloco de leilões portuários de 2026 são publicados Mín. 14° Máx. 21°
Mín. 12° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 23°
Chuvas esparsas