A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3188/24 , que cria a Política Nacional de Monitoramento e Remediação de Solos Pós-Enchentes.
O objetivo é promover a segurança alimentar e a saúde pública nessas localidades, oferecer assistência técnica e financeira para a remediação de solos contaminados, e fomentar práticas agrícolas sustentáveis.
A política nacional terá como diretrizes:
Para o desenvolvimento da política nacional, serão instrumentos:
A comissão aprovou o texto conforme recomendação do relator, o deputado Dr. Frederico (PRD-MG). “A existência de monitoramento eficaz e medidas de remediação pós-enchentes é essencial para reduzir o risco de intoxicações e surtos de doenças”, disse ele.
“Enchentes elevam o risco de contaminação por poluentes. Esta proposta busca garantir a sustentabilidade da produção agrícola e a proteção dos consumidores”, comentou o autor da proposta, deputado Samuel Viana (Republicanos-MG).
Outras medidas
A União, em cooperação com entes federativos, deverá fornecer apoio técnico e financeiro aos agricultores no enfrentamento dos problemas. Poderá haver parcerias com empresas e instituições de ensino na busca de novas práticas e tecnologias.
O texto prevê ainda medidas para que a produção em áreas afetadas por enchentes seja segura para consumo humano. A fiscalização do uso de produtos químicos deverá ser intensificada, com penalidades pelo descumprimento das normas.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Comissão aprova projeto que isenta de tributo as doações internacionais para hospital público
Câmara Comissão aprova marco de combate às apostas clandestinas
Câmara Comissão aprova multa para grande empresa que atrasa pagamento a fornecedor
Câmara Comissão aprova obrigação de selo de origem em produtos exportados
Câmara Alcolumbre diz que pedirá parecer jurídico da Câmara e do Senado sobre decisão de Gilmar Mendes
Câmara Congresso aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 com meta de superávit Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 16° Máx. 34°
Chuva