A Sabesp realizou nesta quinta-feira (27) mais uma etapa da construção do novo reservatório de água Capoavinha, em Mairiporã. A nova estrutura teve o início da construção em janeiro deste ano e previsão de término para maio de 2026, representando um avanço fundamental para o sistema de abastecimento da região.
O Reservatório Capoavinha está sendo erguido para substituir a antiga estrutura que possuía apenas 100 mil litros de capacidade. O novo e robusto reservatório terá a capacidade de 2 milhões de litros, representando um aumento de 20 vezes em relação ao valor anterior – um volume de reserva adequado para a demanda da população e estabilidade do sistema, garantindo mais segurança hídrica para cerca de 5 mil ligações de água na região.
A construção do novo reservatório tem mobilizado um esforço significativo de engenharia e logística. Na quinta-feira (27), foi realizada a concretagem da base do reservatório, um processo que envolve um volume de 190 m³ de concreto. A operação exige a coordenação e o trabalho de cerca de 38 caminhões betoneiras para garantir a integridade estrutural e a impermeabilização da base que suportará os 2 milhões de litros de água. Com a finalização da base, a construção avançará para a execução das paredes laterais e da cobertura, seguindo um cronograma rigoroso para garantir a entrega da obra até maio de 2026.
A conclusão da construção do reservatório permitirá a regularização e ampliação do fornecimento de água potável com pressão e vazão adequadas, beneficiando diretamente os moradores dos bairros Capoavinha, Jardim Sandra, Jardim Celeste, Jardim Spada, Jardim Bariloche, Encosta da Cantareira e Hortolândia.
“ O novo Reservatório Capoavinha é a materialização do nosso compromisso com o futuro de Mairiporã e resiliência para a comunidade. Com 2 milhões de litros, garantimos a robustez e a segurança operacional necessárias para cerca de 5 mil famílias da região ”, afirma Cesar Ridolpho, diretor regional Norte da Sabesp.
A construção do novo Reservatório Capoavinha se traduz em mais qualidade de vida e saúde pública para milhares de famílias, permitindo que os moradores desfrutem da tranquilidade de ter um sistema resiliente e eficiente.
São Paulo Previsão do tempo para quinta-feira (22), em SP: tempo firme predomina
São Paulo Crianças de centro de acolhimento visitam o restaurante Bom Prato em Campinas
Portos e Aeroportos Editais do primeiro bloco de leilões portuários de 2026 são publicados
São Paulo Governo de SP entrega 355 unidades habitacionais na região de Sorocaba
São Paulo Governo de SP disponibiliza ajuda humanitária aos municípios de Peruíbe e Itapecerica da Serra
Portos e Aeroportos Editais dos primeiro bloco de leilões portuários de 2026 são publicados Mín. 14° Máx. 21°
Mín. 12° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 23°
Chuvas esparsas