Sexta, 04 de Julho de 2025 05:09
Geral São Paulo

Governo de SP entrega escrituras de 496 apartamentos em Taboão da Serra

Residencial Taboão da Serra A – Parque Laguna foi regularizado pela CDHU; após 30 anos, famílias têm segurança jurídica com o documento oficial de ...

03/07/2025 16h06
Por: Redação Fonte: Secom SP
Matrícula individualizada representa segurança jurídica para as famílias. EFoto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP
Matrícula individualizada representa segurança jurídica para as famílias. EFoto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

O governador em exercício do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, entregou nesta quinta-feira (3), em Taboão da Serra, 496 escrituras de imóveis do Conjunto Habitacional Taboão da Serra A – Parque Laguna pelo programa Casa Paulista. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) investiu R$ 1,9 milhão na regularização fundiária do empreendimento.

“São mais de 30 anos de espera, mas a partir de agora a história muda e garante que filhos e netos dos proprietários que estão recebendo os títulos de regularização hoje continuem com a unidade habitacional”, afirmou o governador em exercício Felicio Ramuth. A cerimônia reuniu o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco; o prefeito de Taboão da Serra, Daniel Bogalho, além de parlamentares estaduais e municipais.

Governo do Estado de São Paulo · Coletiva: Vice-Gov. Felicio Ramuth | Entrega de Títulos de Regularização Fundiária Urbana – 03.07.2025

A regularização fundiária desse residencial, que foi entregue em 1994, faz parte do esforço do Governo do Estado para eliminar o passivo de conjuntos habitacionais antigos da CDHU que ainda necessitam desse documento oficial. Atualmente, todos os empreendimentos da Companhia já são entregues devidamente averbados em cartório, com as matrículas individualizadas.

Para regularizar conjuntos habitacionais antigos, a CDHU realiza diversas etapas, incluindo diagnóstico fundiário, formulação da estratégia de regularização, elaboração dos elementos técnicos necessários, execução de medidas junto a órgãos do município e do Estado, além de providências cartoriais e jurídicas.

Foto: Reprodução/Secom SP
Foto: Reprodução/Secom SP

A matrícula individualizada representa segurança jurídica para as famílias. Esse documento é uma espécie de certidão de nascimento do imóvel, contendo todas as informações essenciais para sua identificação legal, permitindo que os moradores tenham acesso a crédito, possam vender legalmente seus imóveis ou transferi-los para herdeiros, entre outros benefícios.

A atual gestão tem como prioridade ampliar o acesso à regularização fundiária e garantir o benefício a um número maior de famílias, que há décadas aguardam o documento oficial de seus imóveis. De 2023 até hoje, já foram regularizadas 129,2 mil unidades pela CDHU e pelo programa Cidade Legal, com investimentos totais de R$ 503,9 milhões.

Governo do Estado de São Paulo · Discurso: Secretário Marcelo Branco (Habitação) | Entrega de Títulos de Regularização Fundiária Urbana – 03.07.2025

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.